

USAF estima gastar menos de US$ 400 milhões para converter o 747-8 do Catar em novo Air Force One. A USAF deverá gastar menos de US$ 400 milhões para transformar o Boeing 747-8 VVIP que serviu à família real do Catar em um “Air Force One” para transportar o presidente Donald Trump. A informação foi divulgada em 05 de junho pelo Secretário da USAF aos deputados americanos.
“Essas são capacidades confidenciais e sensíveis que colocamos na plataforma. Mas… acreditamos que a conversão dessa aeronave provavelmente custará menos de US$ 400 milhões”, disse o Secretário Troy E. Meink, em uma audiência do Comitê de Serviços Armados da Câmara. Foi a primeira vez que um oficial da USAF divulgou publicamente o custo da conversão do avião.
Esse valor é muito inferior ao custo de aproximadamente US$ 1 bilhão que os legisladores democratas alegaram que a modificação do jato custaria. A maior parte desse valor sairá do orçamento da USAF que gastaria de qualquer maneira com equipamentos de treinamento e peças de reposição, disse Meink. Ele se recusou a discutir publicamente detalhes da conversão do B747-8.

Conforme publicado pela mídia, o governo do Catar decidiu doar o jato para Trump depois que o presidente americano declarar que estava interessado em comprar o avião. O jornal The Washington Post noticiou em 28 de maio que uma inspeção da USAF constatou que o 747-8 estava “muito mal conservado” e que poderia exigir US$ 1,5 bilhão para prepará-lo para voar com o comandante-em-chefe. No mês passado, a CNBC noticiou que a empresa L3Harris estaria trabalhando com a USAF no projeto de modificação do jato.
Em 21 de maio o Pentágono anunciou que a doação do 747 VVIP foi aceita e a Casa Branca afirmou que o avião estaria pronto para ser utilizado por Trump durante o seu mandato. Por outro lado, o The Washington Post noticiou que os dois países ainda estavam discutindo os termos legais sobre a transferência do luxuoso avião. Políticos de oposição no Congresso dos EUA condenaram o negócio que chamaram de “suborno ilegal” e apresentaram vários projetos de lei para impedir a transferência ou bloqueá-la completamente.
A USAF e a Boeing estão em meio a um processo de conversão de dois Boeing 747-8i civis em futuros Air Force One. Designados como VC-25B, esses dois novos aviões substituirão os envelhecidos Boeing 747-200 (VC-25A) que atualmente transportam os presidentes americanos desde 1990.

Esses dois Boeing 747-8i foram ooriginalmente construídos para uma companhia aérea russa que faliu antes de recebê-los. Em 2018 o governo americano comprou os dois jatos por US$ 3,9 bilhões para convertê-los em VC-25B. A Boeing, responsável pela conversão dos aviões, acumula atrasos e prejuízos de aproximadamente US2,5 bilhões no projeto. A USAF estima que os novos aviões presidenciais não ficarão prontos antes de 2027 – três anos após o prazo previsto -, o que levou Trump a buscar outra opção.
Na esperança de iniciar as operações mais rapidamente, a USAF considera reduzir alguns requisitos que as novas aeronaves deveriam atender, disse Darlene Costello, uma das principais autoridades de aquisição civil da Força Aérea, em audiência no Congresso em 07 de maio. Ela também disse que algumas das regras de segurança na unidade de produção da Boeing foram temporariamente flexibilizadas, para dar mais agilidade nos trabalhos de conversão dos jatos.
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