Novo Air Force One somente após 2029. Um alto funcionário do governo dos Estados Unidos disse que o projeto de conversão dos novos aviões presidenciais VC-25B sofrerá mais atrasos, empurrando a entrega dos futuros Air Force One para além de 2029.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o projeto está sendo novamente afetado por problemas na cadeia de suprimentos. “Os atrasos são frustrantes, mas não há muito que possa ser feito para acelerar a entrega”, disse a fonte do governo.
A Boeing, responsável pelo programa de conversão dos dois 747-8i em novos VC-25B, enfrenta problemas para obter componentes de alguns fornecedores que faliram. Além disso, “o projeto também sofreu alterações devido à evolução das ameaças potenciais”, disse a autoridade.
O cronograma original previa que a entrega do primeiro VC-25B em dezembro de 2024 e o segundo jato cerca de seis meses após mas, posteriormente, a Boeing adiou a entrega pelo menos até 2027 ou 2028, ou seja, perto do fim do segundo mandato de Trump. Questionado pela Reuters sobre o cronograma, o alto funcionário do governo reconheceu novos atrasos que empurrarão a entrega do primeiro Boeing 747-8i (VC-25B) para além de 2029.
Em 2019, o governo dos Estados Unidos comprou dois Boeing 747-8 originalmente fabricados para a empresa russa Transaero Airlines, mas que acabaram não sendo entregues devido a falência da companhia aérea. Essas modernas aeronaves estão sendo convertidas em VC-25B e substituirão os atuais Boeing 747-200 da USAF (VC-25A), matrículas 28000 e 29000, que desde 1990 transportam os presidentes dos Estados Unidos pelo mundo.
O custo original do projeto foi fechado em US$ 4 bilhões, entretanto, a Boeing afirma que já acumulou mais de US$ 2 bilhões em prejuízos com os dois VC-25B. Recentemente, Elon Musk, representante do governo Trump, se reuniu com o Kelly Ortberg para buscar meios de agilizar a entrega das aeronaves.
“O presidente [ Donald Trump ] quer esses aviões o mais rápido possível, então estamos trabalhando com Elon para ver o que poderemos fazer para conseguir isso”, disse Ortberg à CNBC em 28 de janeiro.
No último sábado (15/02), o presidente Trump visitou um Boeing 747-8 VIP do governo do Catar que estava estacionado no Aeroporto Internacional de Palm Beach, perto da sua casa de férias na Flórida. Ele queria conhecer melhor a configuração interna do jato, similar aos futuros VC-25B Air Force One, disse a Casa Branca.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO