• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

EUA aceitou 747-8 doado pelo Catar e que será usado como Air Force One

23 de maio de 2025
EUA aceitou 747-8 doado pelo Catar e que será usado como Air Force One. Boeing 747-8i VVIP, matrícula P4-HBJ (c/n 37075), fabricado em 2012 e que foi utilizado pelo governo do Catar sob a matrícula A7-HBJ (Foto: redes sociais).
EUA aceitou 747-8 doado pelo Catar e que será usado como Air Force One. Boeing 747-8i VVIP, matrícula P4-HBJ (c/n 37075), fabricado em 2012 e que foi utilizado pelo governo do Catar sob a matrícula A7-HBJ (Foto: via Forbes).

EUA aceitou 747-8 doado pelo Catar e que será usado como Air Force One. Os Estados Unidos aceitaram o Boeing 747-8i oferecido em doação pelo governo do Catar e que será convertido como Air Force One para uso do Presidente Donald Trump. A decisão foi anunciada em 21/05 pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.

“O Departamento de Defesa trabalhará para garantir que medidas de segurança adequadas e requisitos de missão funcional sejam considerados para uma aeronave usada para transportar o Presidente dos Estados Unidos”, disse o porta-voz chefe do Pentágono, Sean Parnell, em um comunicado.

Imagens internas do luxuoso B747-8 P4-HBJ que o Catar doou aos EUA (Fotos: Business Insider).

Um dia antes do anúncio o Pentágono, o Secretário da USAF, Troy E. Meink, e o Chefe do Estado-Maior, General David W. Allvin, informaram o Congresso que já estavam trabalhando no projeto de conversão do avião. Não foram divulgados publicamente quais tipos de alterações serão implementadas no suntuoso jato de US$ 300 milhões, que anteriormente foi utilizado pela família real do Catar.

“Ao elaborarmos o projeto faremos o necessário para garantir que a aeronave esteja apta a transportar o presidente, com todas as medidas de comunicação, segurança e autodefesa necessárias”, disse Meink ao Comitê de Serviços Armados do Senado. O custo da modificação do 747 deverá ser significativo e poderá levar um longo tempo.

Após deixar a presidência, Trump pretende transferir o 747-8 para o acervo da sua  biblioteca presidencial (Foto: Casa Branca).
Após deixar a presidência, Trump pretende transferir o 747-8 para o acervo da sua biblioteca presidencial (Foto: Casa Branca).

Parlamentares e órgãos de fiscalização do governo levantaram preocupações éticas e legais sobre a decisão das Forças Armadas de aceitar um avião doado por um país estrangeiro. Reportagens na mídia sugeriram que Trump, após deixar o cargo, pretende repassar o 747-8 para o acervo da sua biblioteca presidencial e utilizá-lo como avião particular.

O deputado Jamie Raskin disse em 11 de maio que Trump precisa do aval do Congresso para aceitar a doação da aeronave. “A Constituição é perfeitamente clara: nenhum presidente pode aceitar presentes – de qualquer tipo – de um estado estrangeiro sem a permissão do Congresso. Um presente que você usa por quatro anos e depois repassa para sua biblioteca ainda é um presente…. e um golpe”, afirmou o democrata.

Dois envelhecidos VC-25A são utilizados pela USAF como AF1 há mais de 30 anos (Foto: USAF).
Dois envelhecidos VC-25A são utilizados pela USAF como AF1 há mais de 30 anos (Foto: USAF).

O senador de Rhode Island, Jack Reed, o principal democrata no Comitê de Serviços Armados do Senado, chamou a decisão de aceitar o jato de “uma vergonha nacional” em uma declaração de 21 de maio. “O presidente Trump está terceirizando um símbolo fundamental da soberania, do poder e da engenharia americana. Ele está forçando os contribuintes americanos a desembolsar centenas de milhões de dólares para reformar esse suposto presente, que ficará em serviço oficial por pouco tempo.”

Ele afirmou que usar o 747 do Catar é imprudente e criaria vulnerabilidades inaceitáveis ​​para a nação. “É preciso haver transparência e responsabilização sobre os custos da conversão deste avião, os riscos de contrainteligência envolvidos e como ele será usado quando o presidente Trump deixar o cargo”, disse Reed.

Futuro VC-25B (Foto: Boeing).
Futuro VC-25B (Foto: Boeing).

Enquanto isso, desde 2018 a Boeing está trabalhando na conversão de dois 747-8 em novos VC-25B presidenciais. Eles irão substituir os dois atuais – e envelhecidos – VC-25A (baseados no Boeing 747-200), que são utilizados pela USAF como Air Force One desde o início da década de 1990.

Originalmente, os VC-25B deveriam ser entregues pela Boeing em 2024, mas constantes problemas no projeto causaram grandes atrasos no cronograma. A previsão é que os jatos estejam em serviço apenas em 2029, ou seja, após Trump deixar a presidência. Mais recentemente, o governo pressionou a Boeing para apressar na entrega dos VC-25B, que prometeu fazer o possível colocar os jatos em operação dois anos.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login