• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF estaria negociando dois Boeing 747-8i com a Lufthansa

17 de dezembro de 2025
USAF estaria negociando dois Boeing 747-8i com a Lufthansa. Foto Lufthansa.
USAF estaria negociando dois Boeing 747-8i com a Lufthansa. Foto Lufthansa.

USAF estaria negociando dois Boeing 747-8i com a Lufthansa. A USAF estaria negociando dois Boeing 747-8i com a companhia aérea alemã Lufthansa. Os rumores sugiram diante da informação que a empresa reduzirá sua frota do modelo para 17 aeronaves no próximo ano.

Atualmente a Lufthansa é uma das três companhias aéreas do mundo que ainda utilizam o B747-8i em voos comerciais de passageiros, operando a maior frota do modelo com 19 aeronaves. A decisão de desativar essas envelhecidas aeronaves está vinculada à renovação e modernização da sua frota.

As células envolvidas na negociação com a USAF seriam a matriculada D-ABYD (fabricada em 2012), que deverá ser retirada da frota da Lufthansa em janeiro de 2026, e o D-ABYG (fabricado em 2013) e que deve parar até o final do próximo ano.

A medida estaria ligada ao interesse da USAF em solucionar provisoriamente os grandes atrasos de entrega dos novos “Air Force One” (VC-25B). Há mais de quatro anos a Boeing trabalha na conversão de dois B747-8i para esta função, mas inúmeros problemas tem causado atrasos reincidentes no projeto. O mais recente prazo de entrega foi estabelecido para 2029.

A compra dos aviões alemães poderia resolver rapidamente essa situação, especialmente diante da iminência da aposentadoria dos dois atuais AF1 (VC-25A), baseados na antiga versão B747-200, em operação há cerca de quarenta anos.

Cabe lembrar ainda que a USAF recebeu de “presente” do Emir do Catar um B747-8i VVIP, em um negócio que gerou forte repercussão negativa ao presidente Donald Trump. Esta aeronave estaria em processo de modificações internas para servir ao governo.

Além disso, a USAF comprou recentemente quatro B747-8i desativados pela empresa sul-coreana Korean Air. Estas aeronaves fazem parte do projeto Survivable Airborne Operations Center (SAOC) e estão sendo convertidas em plataformas E-4C, substituindo a antiga frota E-4B “Nightwatch” introduzida na década de 1970.

Embora não haja confirmação oficial, o cronograma da Lufthansa de desativação dessas duas aeronaves coincide, principalmente, com os atrasos no programa VC-25B. Neste caso, a introdução de aeronaves comerciais na frota da USAF dependeria de extensos trabalhos de modificações, antes que esses 747-8i pudessem efetivamente servir ao Presidente dos EUA.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login