

RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal International Air Tattoo 2025. O Boeing E-7 AEW Mk1, que ainda em fase de testes de aceitação, juntou-se aos nove jatos Hawk da Equipe Acrobática da RAF em um sobrevoo em formação mista no RIAT 2025, assistido por uma multidão de mais de 50.000 pessoas.

O voo realizado em 20 de julho, foi considerado uma estreia histórica. O sobrevoo foi seguido por uma manobra de “toque e arremetida” antes do Wedgetail retornar ao Aeroporto de Birmingham. O polêmico E-7 da RAF, que vem sendo questionado pelo Parlamento Britânico, fez uma aparição no Royal Air Tattoo 2025 (RIAT 2025) em Fairford, Gloucester — UK, um dos maiores e mais prestigiados shows aéreos do mundo.

“A aparição do Wedgetail no RIAT não somente reforça o trabalho árduo e a colaboração de todos os que contribuíram para o projeto, mas também reflete a importância de fornecer a próxima geração de recursos de vigilância e controle aéreo para dar suporte à eficácia operacional da RAF nos próximos anos.”
Capitão de Grupo Osselton
Diretor do Programa E-7
O voo marcou o uso histórico de combustível sustentável pelos Red Arrows, algo pioneiro no mundo, e a introdução do E-7 Wedgetail. Ambos demonstram o compromisso da RAF com a inovação constante e de ponta. O E-7 Wedgetail é a plataforma de alerta e controle aéreo antecipado mais capaz e operacionalmente comprovada em uso atualmente e tem o caminho de crescimento para corresponder à ameaça esperada nos próximos 20 anos.

O Wedgetail da RAF vão operar com o 8 Sq na RAF Lossiemouth, Escócia, operando lado a lado com a frota de nove aeronaves de patrulha marítima Boeing Poseidon MRA1 (P-8A), que equipam o 120 Sq e 201 Sq. Ambos os projetos são baseados no Boeing 737.
O Wedgetail, baseado na fuselagem do Boeing 737NG e equipado com o sistema de radar MESA, foi adquirido pela RAF para substituir a aeronave E-3D Sentry, usando aeronaves civis para serem convertidas. Ele não está imune a polêmicas. Originalmente uma aquisição de cinco aeronaves, a frota da Wedgetail foi reduzida para três em 2021 para economizar dinheiro. O projeto de £ 2,1 bilhões foi lançado em 2017 e ainda não entrou em serviço.
O projeto está envolto em problemas de custos e técnicos. Os testes de voo da aeronave de alerta aéreo antecipado Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1 a princípio foram interrompidos, após o único E-7 convertido não voava há oito meses.

A organização de aquisição de Equipamentos e Suporte de Defesa (DE&S) disse que a única aeronave Boeing Wedgetail AEW1 concluída, RAF WT001, não voa desde 18 de outubro de 2024, só voltou a voar em fins de junho — e foi esta justamente a que apareceu no RIAT 2025.
Apesar disto e também da USAF ter abandonado a compra do E-7, a RAF pretende voltar ao plano original e ter 5 E-7.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS