• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal International Air Tattoo 2025

28 de julho de 2025
RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal Air Tattoo 2025. Passagem diante de 50 mil pessoas. Foto: RAF.
RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal Air Tattoo 2025. Passagem diante de 50 mil pessoas. Foto: RAF.

RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal International Air Tattoo 2025. O Boeing E-7 AEW Mk1, que ainda em fase de testes de aceitação, juntou-se aos nove jatos Hawk da Equipe Acrobática da RAF em um sobrevoo em formação mista no RIAT 2025, assistido por uma multidão de mais de 50.000 pessoas.

Em uma estreia histórica, o E-7 Wedgetail AEW Mk1 da Força Aérea Real realizou seu primeiro sobrevoo com a icônica equipe de demonstração acrobática Red Arrows, no Royal International Air Tattoo (RIAT) em Fairford, Gloucester. A Força Aérea Real (RAF) desfrutou de um emocionante Royal International Air Tattoo (RIAT) 2025. Foto: RAF.
Em uma estreia histórica, o E-7 Wedgetail AEW Mk1 da Força Aérea Real realizou seu primeiro sobrevoo com a icônica equipe de demonstração acrobática Red Arrows, no Royal International Air Tattoo (RIAT) em Fairford, Gloucester. A Força Aérea Real (RAF) desfrutou de um emocionante Royal International Air Tattoo (RIAT) 2025. Foto: RAF.

O voo realizado em 20 de julho, foi considerado uma estreia histórica. O sobrevoo foi seguido por uma manobra de “toque e arremetida” antes do Wedgetail retornar ao Aeroporto de Birmingham. O polêmico E-7 da RAF, que vem sendo questionado pelo Parlamento Britânico, fez uma aparição no Royal Air Tattoo 2025 (RIAT 2025) em Fairford, Gloucester — UK, um dos maiores e mais prestigiados shows aéreos do mundo.

RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal International Air Tattoo 2025. Foto: RAF.
RAF: E-7 Wedgetail voa com os Red Arrows no Royal International Air Tattoo 2025. Foto: RAF.

“A aparição do Wedgetail no RIAT não somente reforça o trabalho árduo e a colaboração de todos os que contribuíram para o projeto, mas também reflete a importância de fornecer a próxima geração de recursos de vigilância e controle aéreo para dar suporte à eficácia operacional da RAF nos próximos anos.”

Capitão de Grupo Osselton
Diretor do Programa E-7

O voo marcou o uso histórico de combustível sustentável pelos Red Arrows, algo pioneiro no mundo, e a introdução do E-7 Wedgetail. Ambos demonstram o compromisso da RAF com a inovação constante e de ponta. O E-7 Wedgetail é a plataforma de alerta e controle aéreo antecipado mais capaz e operacionalmente comprovada em uso atualmente e tem o caminho de crescimento para corresponder à ameaça esperada nos próximos 20 anos.  

Em uma estreia histórica, o E-7 Wedgetail AEW Mk1 da Força Aérea Real realizou seu primeiro sobrevoo com a icônica equipe de demonstração acrobática Red Arrows, no Royal International Air Tattoo (RIAT) em Fairford, Gloucester. A Força Aérea Real (RAF) desfrutou de um emocionante Royal International Air Tattoo (RIAT) 2025. O tema do RIAT 2025 é "Olhos nos Céus". Foto: RAF.
Em uma estreia histórica, o E-7 Wedgetail AEW Mk1 da Força Aérea Real realizou seu primeiro sobrevoo com a icônica equipe de demonstração acrobática Red Arrows, no Royal International Air Tattoo (RIAT) em Fairford, Gloucester. A Força Aérea Real (RAF) desfrutou de um emocionante Royal International Air Tattoo (RIAT) 2025. O tema do RIAT 2025 é “Olhos nos Céus”. Foto: RAF.

O Wedgetail da RAF vão operar com o 8 Sq na RAF Lossiemouth, Escócia, operando lado a lado com a frota de nove aeronaves de patrulha marítima Boeing Poseidon MRA1 (P-8A), que equipam o 120 Sq e 201 Sq. Ambos os projetos são baseados no Boeing 737.

O Wedgetail, baseado na fuselagem do Boeing 737NG e equipado com o sistema de radar MESA, foi adquirido pela RAF para substituir a aeronave E-3D Sentry, usando aeronaves civis para serem convertidas. Ele não está imune a polêmicas. Originalmente uma aquisição de cinco aeronaves, a frota da Wedgetail foi reduzida para três em 2021 para economizar dinheiro. O projeto de £ 2,1 bilhões foi lançado em 2017 e ainda não entrou em serviço.

O projeto está envolto em problemas de custos e técnicos. Os testes de voo da aeronave de alerta aéreo antecipado Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1 a princípio foram interrompidos, após o único E-7 convertido não voava há oito meses.

Passagem diante de 50 mil pessoas. Foto: RAF.
Passagem diante de 50 mil pessoas. Foto: RAF.

A organização de aquisição de Equipamentos e Suporte de Defesa (DE&S) disse que a única aeronave Boeing Wedgetail AEW1 concluída, RAF WT001, não voa desde 18 de outubro de 2024, só voltou a voar em fins de junho — e foi esta justamente a que apareceu no RIAT 2025.

  • Os três 737NG (BBJ) civis que estão sendo convertidos em E-7A AEW são:
  • B737-73W (BBJ1 c/n 38633) ex. N1786B, N384BJ, B-5273, N946BC e N946BC = WT001
  • Boeing 737-73W (BBJ1 c/n 40117) ex. N449BJ, VP-BOP, 2-BASG e N947BC = WT002
  • Boeing 737-7ES (c/n 66840) ex. N576JK = WT003.

Apesar disto e também da USAF ter abandonado a compra do E-7, a RAF pretende voltar ao plano original e ter 5 E-7.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login