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RAF planeja expandir frota de Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1

6 de junho de 2025

On the 17th of October 2024 the Royal Air Force’s (RAF) first E7 AEW&C (Airborne Early Warning and Control) aircraft rolled out from Satys Aircraft Livery at Southend Airport with its RAF Livery. This marks the first time that an E7 will be painted in its RAF scheme. The aircraft took off from Southend Airport and went on to land at Birmingham Airport. The Wedgetail is the most technologically advanced AEW&C system available and will provide UK Defence with eyes in the sky, to see far beyond ground-based systems and fighter aircraft sensors. Already in service and proven with the Royal Australian, Republic of South Korean and Turkish Air Forces, the platform has recently been selected by the United States Air Force and NATO as their next command and control aircraft. Capable of fulfilling a wide range of missions, Wedgetail will provide high fidelity and accurate target information utilising its cutting-edge Multirole Electronically Scanned Array housed in a distinctive fin on the spine of the aircraft. The sensor, combined with an advanced communications suite, enables the crew to provide tactical control to other assets via voice and tactical data link whilst enhancing the situational awareness of Joint Force commanders.  The UK’s Wedgetail will serve under No 8 Squadron and will be located at RAF Lossiemouth alongside the Poseidon Maritime Patrol aircraft, both of which are based upon the widely used Boeing 737 Next Generation airframe, allowing the RAF to take advantage of synergies between the fleets.

RAF planeja expandir frota de Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1. O WT001 é o primeiro E-8 Mk1 da RAF. Foto: Mod UK.
RAF planeja expandir frota de Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1. O WT001 é o primeiro E-8 Mk1 da RAF. Foto: Mod UK.

RAF planeja expandir frota de Boeing E-7 Wedgetail AEW Mk1. O governo do Reino Unido sinalizou sua intenção de expandir sua frota de aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) E-7 Wedgetail AEW1 como parte da recém-publicada Revisão de Defesa Estratégica (SDR).

Após constantes críticas sobre a decisão anterior de reduzir o pedido de cinco aeronaves para apenas três, a SDR trouxe uma nova visão para o AEW&C da Royal Air Force (RAF). O SDR afirma: “Mais aeronaves de alerta e controle antecipado (AEW&C) e radares terrestres permitiriam ao Reino Unido manter vigilância aérea 24 horas por dia em apoio às operações ofensivas e defensivas do Reino Unido e da OTAN”.

O documento deixa claro que tais capacidades são essenciais para permitir vigilância persistente e opções de ataque profundo em cenários de conflito de alta intensidade.

A decisão anterior de reduzir a frota de Boeing E-7A Wedgetail de cinco para três aeronaves foi amplamente criticada por analistas de defesa e comitês parlamentares, que alertaram que três aeronaves eram insuficientes para atender às necessidades operacionais do Reino Unido, especialmente, para compromissos nacionais e da OTAN simultâneos.

Agora, a revisão indica que essa lacuna pode ser abordada, com uma referência explícita ao potencial de “compartilhamento de custos com os Aliados da OTAN na aquisição de mais aeronaves E-7 Wedgetail AEW&C”. Isso sugere que o Governo está explorando soluções multinacionais para reduzir o ônus financeiro da expansão da frota, ao mesmo tempo, em que fortalece a interoperabilidade em toda a Aliança.

Em uma recomendação direta, a revisão observa: “Mais E-7 devem ser adquiridos quando o financiamento permitir (considerando os custos de infraestrutura e operação). Isso pode ser acelerado por um acordo de compartilhamento de custos com os Aliados da OTAN”.

O Wedgetail, baseado na fuselagem do Boeing 737NG e equipado com o sistema de radar MESA, foi adquirido pela RAF para substituir a aeronave E-3D Sentry. Ele oferece uma capacidade moderna e integrada para gerenciar o espaço de batalha e ampliar o alcance dos meios de ataque do Reino Unido e de seus aliados.

A RAF espera que seu primeiro Wedgetail entre em serviço neste ano de 2025. O VIII Esquadrão foi realocado da RAF Waddington para a RAF Lossiemouth, após a aposentadoria do E-3D Sentry AEW Mk1 em 2021. O Esquadrão será a primeira unidade de E-7 Wedgetail AEW Mk1 em 2025.

Se o governo seguir as recomendações do SDR — como diz que pretende — mais aeronaves poderão ser adquiridas, restaurando uma capacidade que muitos acreditam ter sido reduzida prematuramente.

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