KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina. Um KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para uma missão em Ushuaia, extremo sul da Argentina. O jato levou equipamentos em socorro à um C-130M Hércules da FAB, que apresentou pane durante uma Operação Antártica (OPERANTAR), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).
O C-130M, FAB 2471, do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (RJ), chegou em Ushuaia no último dia 18/08, para cumprir voos de ressuprimento da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz (EACF). Especificamente nessa missão, o C-130M realizará lançamentos de pallets com víveres, equipamentos, materiais e até mesmo vacinas COVID-19, para os militares e pesquisadores brasileiros no “Continente Branco”.
O FAB 2471 chegou a realizar uma surtida até a Antártida, na quarta-feira (19/08). Uma inesperada pane de motor, forçou os militares do Esquadrão Gordo a abortar o restante dos voos programados e, diante da avaliação dos seus técnicos, foi necessário solicitar apoio na forma de peças e suprimentos.
Para o socorro ao Hércules em Ushuaia, a FAB acionou o 1º GTT – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis – Ala 2 (SBAN), que designou o KC-390, FAB 2855, para a missão. Na sexta-feira (20/08), ele foi até o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL), para o carregamento de dois motores sobressalentes, um jogo de hélices, ferramental e equipamentos, para o socorro ao C-130M.
No sábado (21/08), o FAB 2855 decolou de Anápolis para o Aeroporto de Pelotas (SBPK), no Rio Grande do Sul, onde pousou pela primeira vez. Devido a entraves burocráticos da autoridade sanitária argentina, a decolagem para a missão “bate-e-volta” até Ushuaia, aconteceu somente no domingo, às 07h57 (horário de Brasília). O “BRS55” (código rádio) pousou no Aeroporto Internacional Malvinas Argentinas (SAWH), em Ushuaia, às 12h26, depois de 04h29min de voo.
Pouco mais de 02h30min em solo argentino, tempo necessário para descarregar e reabastecer, foi iniciado o retorno para o Brasil. A decolagem do “BRS55” aconteceu às 14h59, chegando em Pelotas às 19h08, depois de 04h09min de voo, para um merecido pernoite. No total foram 11h06min de missão e 08h38min de voo. Na manhã de hoje – 23/08 ele seguiu para o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL).
Depois de sanar as panes, o C-130M do “GT” prosseguirá na OPERANTAR, para entregar a importante carga aos destinatários na EACF. O retorno do “Gordo 71” ao Brasil está previsto para a próxima terça, ou quarta-feira, uma vez que os voos antárticos são balizados pela meteorologia local.
Desde o início da pandemia COVID-19, a FAB tem utilizado o Aeroporto de Ushuaia como ponto de partida para os voos antárticos. Normalmente essas operações aéreas tem como base operacional a cidade de Punta Arenas, no Chile, mas devido as restrições sanitárias, a Argentina está sendo a alternativa para suprir a EACF.
@FFO