O Governo da Província da Terra do Fogo, extremo sul da Argentina, lançou uma concorrência pública para contratar o seguro anual para duas aeronaves, operadas pela Dirección Provincial de Aeronáutica (DPA). A licitação envolve o Learjet 35 (LV-AIT) e o raríssimo bimotor de transporte israelense IAI-102 Aravá, prefixo civil LV-MTP (c/n 0061).
Entre 1972 e 1988 a Israel Aircraft Industries (IAI) construiu 103 unidades dos bimotores Aravá, cujo nome significa “deserto”, em homenagem ao vale que se estende entre o sul do Mar Morto e o Golfo de Ácaba, no Mar Vermelho. Produzido em quatro versões, IAI-101/102 (civis) e IAI-201/202 (militares), são aeronaves turboélices de transporte leve, do tipo STOL (Short-Takeoff-Landing), projetada para operar em aeródromos com pistas semi preparadas e/ou curtas. São equipados com dois motores P&W PT6A-34, tem capacidade para 20 passageiros mais dois tripulantes, ou 2.300 kg de carga útil, a uma velocidade média de 165 nós (310 km/h), e uma autonomia de aproximadamente mil quilômetros.
Fabricado em 1979 pela Israel Aircraft Industries (IAI), o Aravá chegou na Argentina em 02 de agosto daquele ano, ostentando a matrícula de traslado LV-PCP, alterada no mês seguinte para LV-MTP. A aeronave se mostrou bastante apropriada para operações na Província, principalmente no antigo aeroporto de Ushuaia, cuja pista tinha restrições para aviões maiores. Quanto às atividades aéreas do DPA, as cidades ed Rio Grande e Rio Gallegos são os destinos tradicionais a partir de Ushuaia, embora frequentemente o Aravá se desloque por vários pontos da extrema Patagônia.
Nesses mais de quarenta anos de serviços no sul do continente americano, o LV-MTP experimentou diversos momentos fora de serviço, seja por falta de manutenção, peças, equipamentos ou até mesmo tripulantes homologados. A mais recente interrupção ocorreu em 2019, quando a aeronave recebeu novos motores, hélices, aviônicos e atualização de alguns sistemas.
Em dezembro do ano passado, o “Aravá fueguino” foi disponibilizado para atuar em missão conjunta com os bombeiros locais, realizando voos de vigilância e monitoração preventiva de focos de incêndio florestal. Para otimizar a operação, que deve prosseguir até abril de 2021, os tripulantes do IAI-102 realizaram a plotagem de pistas rurais alternativas, para o caso de pouso e desembarque de equipes de combate aos incêndios.
Como não poderia deixar de ser, a frota do DPA está integralmente à disposição das autoridades de saúde para missões envolvendo o COVID-19. Desta forma, o Aravá realiza frequentemente o transporte de pessoal e medicamentos entre a sede do DPA, no Aeroporto Internacional de Ushuaia (SAWH), e as pequenas localidades espalhadas pela região, bem como em voos interprovinciais.
Entre 1978 e 1983, nada menos que oito exemplares do Aravá foram recebidos por operadores argentinos, sendo o LV-MTP, o único ainda operacional.Estima-se que um número limitado de Aravás ainda estejam em operação em todo o mundo.
@FFO