• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

França e Alemanha encerram programa conjunto para aeronave MPA

28 de dezembro de 2021

The photo was taken from right window of commercial airplane, Tokyo Haneda (HND) to Osaka International Airport Itami (ITM) in the daytime. The center and bottom island is Enoshima Island in Fujisawa city. The bottom sea is Sagami Bay, Northern Pacific Ocean.

França e Alemanha encerram programa conjunto para aeronave MPA (Arte: Boeing).
França e Alemanha encerram programa conjunto para aeronave MPA (Arte: Boeing).

França e Alemanha encerram programa conjunto para aeronave MPA. Lançado em 2017 pela Alemanha e França, o programa Maritime Airborne Warfare System (MAWS), tinha como objetivo busca uma nova aeronave de patrulha marítima para substituir os antigos P-3C Orion da Marinha Alemã e Atlantique 2 (ATL2) da Marine Nationale Francesa. O programa visava um novo sistema de armas, que incluía além das aeronaves, modernos radares, capacidades de guerra eletrônica, sonobóias, armamentos dedicados à guerra anti-submarina e anti-superfície, além de operar em rede.

Recentemente o MAWS viu o fracasso do projeto em junho passado, depois que a Alemanha anunciou a aquisição de cinco novos Boeing P-8A Poseidon. Os jatos MPA (Maritime patrol Aircraft) substituirão os atuais P-3C Orions da Marinha Alemã, cuja modernização foi abandonada e deve ser desativado até 2025.

Antes do anúncio alemão pelos novos Poseidon, a França chegou a ofereceu oferecer, em empréstimo, quatro Breguet Atlantique 2 atualizados para o padrão 6, afim de cobrir a aposentadoria dos P-3C Orions. A oferta francesa para a Marinha da Alemanha, incluia o treinamento de tripulações, manutenção das aeronaves e uma cooperação operacional.

Em novembro de 2020, um escritório de estudos franco-alemão foi aberto nas instalações da Thales, em Vélizy, Paris, reunindo os atores governamentais franco-alemães. Inicialmente um gripo de estudos foi formado pelas empresas francesa Thales, e alemãs Hensoldt, ESG (Elektroniksystem) e Diehl, sob a gerência da empresa multinacional T-HED (Thales, Hensoldt, ESG e Diehl). De acordo com o site francês Mer et Marine, o programa franco-alemão para um vetor MPA comum teria sido encerrado definitivamente.

Com a decisão da Alemanha pelo Boeing P-8A, a França deverá seguir trabalhando em um programa nacional com objetivo de substituir a frota de 18 ATL2 STD 6 da Marine Nationale. Apesar dessas aeronaves terem sido modernizadas, as suas células envelhecidas deverão ser desativadas entre 2031 e 2035.

Atualmente, duas opções estão sendo analisadas pelo Ministério de Defesa Francês, o jato Dassault Falcon 10X e o Airbus A320neo MPA. Em ambos projetos estão sendo procurados possíveis parceiros europeus para diluir os custos de desenvolvimento.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login