O governo francês estaria disposto a emprestar para a Alemanha, quatro aeronaves de patrulha marítima Breguet Atlantique 2. A informação surgiu na mídia francesa, e teria como objetivo suprir a lacuna deixada com a aposentadoria da frota de Lockheed Martin P-3C Orion da Marineflieger, ou Marinha Alemã (GN), que serão desativados em 2025.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, a Marinha Alemã decidiu antecipar a desativação da sua antiga frota de oito P-3C Orion, que sofrem com falta de peças e manutenção, e cuja modernização é economicamente inviável. Desta forma, a Marineflieger terá um hiato sem aeronaves com capacidade MPA (Patrulha Marítima), até que a decisão final sobre a aquisição de um novo vetor seja tomada.
No caso específico da oferta francesa, serão quatro ATL-2 modernizados para o padrão STD 6, que inclui a instalação de um radar Thales Searchmaster com antena AESA, um novo sistema de análise de dados das bóias hidroacústicas Thales, instalação da cabine do piloto e operadores, instalação do cabeçote optoeletrônico Wescam MX.
Atualmente a Marine Nationale francesa está modernizando 18 aeronaves Breguet Atlantique 2, cujo processo deve ser concluído até o final de 2024. Quatro desses ATL-2 são aeronaves reservas, e provavelmente essas poderiam ser oferecidas para os alemães.
Paris teme que Berlim escolha os americanos P-8 Poseidon, o que poderia resultar no término no programa de cooperação franco-alemã MAWS (Maritime Airborne Weapons System), cujo objetivo é colocar em serviço até 2030 uma nova geração de aeronaves MPA. O principal candidato do MAWS é a Airbus, que atualmente desenvolve uma futura aeronave MPA à partir da família A320neo, que disputará esse nicho do mercado com o P-8A Poseidon, desenvolvido à partir do Boeing 737.
Além da oferta dos governos dos Estados Unidos e da França, a Alemanha analisa a possibilidade de compra de aeronaves europeias, como o Airbus Airbus C295MPA e o ATR-72MPA.
@FFO