França e Alemanha encerram programa conjunto para aeronave MPA. Lançado em 2017 pela Alemanha e França, o programa Maritime Airborne Warfare System (MAWS), tinha como objetivo busca uma nova aeronave de patrulha marítima para substituir os antigos P-3C Orion da Marinha Alemã e Atlantique 2 (ATL2) da Marine Nationale Francesa. O programa visava um novo sistema de armas, que incluía além das aeronaves, modernos radares, capacidades de guerra eletrônica, sonobóias, armamentos dedicados à guerra anti-submarina e anti-superfície, além de operar em rede.
Recentemente o MAWS viu o fracasso do projeto em junho passado, depois que a Alemanha anunciou a aquisição de cinco novos Boeing P-8A Poseidon. Os jatos MPA (Maritime patrol Aircraft) substituirão os atuais P-3C Orions da Marinha Alemã, cuja modernização foi abandonada e deve ser desativado até 2025.
Antes do anúncio alemão pelos novos Poseidon, a França chegou a ofereceu oferecer, em empréstimo, quatro Breguet Atlantique 2 atualizados para o padrão 6, afim de cobrir a aposentadoria dos P-3C Orions. A oferta francesa para a Marinha da Alemanha, incluia o treinamento de tripulações, manutenção das aeronaves e uma cooperação operacional.
Em novembro de 2020, um escritório de estudos franco-alemão foi aberto nas instalações da Thales, em Vélizy, Paris, reunindo os atores governamentais franco-alemães. Inicialmente um gripo de estudos foi formado pelas empresas francesa Thales, e alemãs Hensoldt, ESG (Elektroniksystem) e Diehl, sob a gerência da empresa multinacional T-HED (Thales, Hensoldt, ESG e Diehl). De acordo com o site francês Mer et Marine, o programa franco-alemão para um vetor MPA comum teria sido encerrado definitivamente.
Com a decisão da Alemanha pelo Boeing P-8A, a França deverá seguir trabalhando em um programa nacional com objetivo de substituir a frota de 18 ATL2 STD 6 da Marine Nationale. Apesar dessas aeronaves terem sido modernizadas, as suas células envelhecidas deverão ser desativadas entre 2031 e 2035.
Atualmente, duas opções estão sendo analisadas pelo Ministério de Defesa Francês, o jato Dassault Falcon 10X e o Airbus A320neo MPA. Em ambos projetos estão sendo procurados possíveis parceiros europeus para diluir os custos de desenvolvimento.
@FFO