Força Aérea Chinesa encomenda aviões-tanque Xian YU-20. A Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) encomendou formalmente a nova versão de reabastecimento em voo da aeronave de transporte estratégico Xian Y-20. Oficialmente designado YU-20, o novo avião-tanque chinês tem participado de treinamentos operacionais de prontidão para o combate.
“Recentemente, a aeronave participou de exercícios de reabastecimento em voo com os caças J-16 sobre o mar, melhorando muito a capacidade de treinamento de combate”, disse o Coronel Shen Jinke, porta-voz da PLAAF em entrevista coletiva no último dia 31 de julho.
Imagens da emissora estatal China Central Television (CCTV) mostram a aeronave YU-20 equipada com sistema de mangueiras e cestos (“probe and drogue”) para reabastecer dois caças J-16D da Shenyang Aircraft Corporation (SAC).
Chamado informalmente de Y-20U, até então não havia nenhuma indicação oficial sobre a existência desta versão de reabastecimento em voo. Agora ele foi oficialmente designado YU-20, de acordo com a entrevista do Coronel Shen. Semelhante a versão de transporte Y-20, o novo avião-tanque é fabricado pela Xi’an Aircraft Company (XAC), uma subsidiária da estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC).
Acredita-se que o protótipo da variante de reabastecimento em voo do Y-20 voou pela primeira vez em 2018. Em 24 de fevereiro de 2020, uma transmissão pela CCTV estatal apareceu para confirmar o desenvolvimento da versão. Em março deste ano, publicamos uma imagem de boa qualidade do então Y-20U, que estaria sendo testado operacionalmente em novembro de 2020, em um exercício militar próximo à ilha de Taiwan.
@FFO