• Início
  • Assine
  • Loja Action
    • Edições Antigas
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Novo avião-tanque chinês teria realizado sua primeira operação

2 de dezembro de 2021
Novo reabastecedor chinês Y-20 teria participado da primeira operação (Arte: Yuang Ling).
Novo avião-tanque chinês teria realizado sua primeira operação (Arte: Yuang Ling).

Novo avião-tanque chinês teria realizado sua primeira operação. O novo avião-tanque chinês Yunyou 20 (Y-20) teria feito a sua estréia operacional no último domingo (28/11), durante um grande exercício conduzido perto de Taiwan, pela Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF). A informação surgiu da defesa aérea da ilha, que teria visto o quadrimotor em missões de reabastecimento em voo com caças J-16.

As autoridades militares chinesas ainda não anunciaram oficialmente o comissionamento da variante de reabastecimento do seu avião de transporte Y-20. Esta aeronave fornecerá uma capacidade estratégica muito importante para a PLAAF, ampliando o alcance dos seus aviões de combate. Leia mais sobre o Y-20 aqui.

O Ministério da Defesa de Taiwan relatou que no domingo, cerca de 27 aeronaves militares chinesas invadiram o setor sudoeste da sua Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ). Foram duas aeronaves de alerta antecipado KJ-500, uma aeronave de guerra eletrônica Y-9, cinco bombardeiros H-6, uma aeronave de reabastecimento Y-20, seis caças J-10, quatro caças J-11 e oito caças J-16. Alguns desses aviões voaram até o setor sudeste da ADIZ de Taiwan.

Esta foi a primeira vez que a defesa aérea de Taiwan observou uma avião-tanque Y-20 perto da ilha, e salientaram que aparentemente a aeronave estava realizando um padrão de voo de reabastecimento com dois caças J-16.

Recentemente, Fu Qianshao, um especialista em aviação militar da China continental, disse ao Global Times que a variante de reabastecimento em voo do Y-20 teria passado por testes sobre o mar. Com apoio de reabastecimento em voo, os jatos de combate da PLAAF, especialmente aqueles com menor autonomia como o J-10, poderão permanecer por maior tempo em operação, principalmente na região próxima de Taiwan.

Os exercícios chineses acontecem logo depois que uma delegação do Congresso dos EUA visitou Taiwan, na sexta-feira (26), e poucos dias depois da Força Aérea de Taiwan comissionar oficialmente os seus caças Lockheed Martin F-16V (leia aqui).

Fonte: Galaxia Militar

Siga-nos no Twitter @RFA_digital

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Av. das Américas, 3333, sala 817, Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.631-003
Editorial: [email protected]
Apoio ao Cliente: [email protected]
© Força Aérea 2021-2022. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login