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Aeronaves de transporte Y-20 da China levam suprimentos para Tonga

2 de fevereiro de 2022
Aeronaves de transporte Y-20 da China levam suprimentos para Tonga (Foto: Wang Jialei).
Aeronaves de transporte Y-20 da China levam suprimentos para Tonga (Foto: Wang Jialei).

Aeronaves de transporte Y-20 da China levam suprimentos para Tonga. Duas aeronaves de transporte pesado Xian Y-20, da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), transportaram cerca de 33 toneladas de suprimentos de emergência para a nação insular de Tonga, afetada pela erupção de um vulcão n dia 15 de janeiro. Entre os itens doados pela China, estavam alimentos, água potável, purificadores de água e barracas.

As aeronaves chinesas, matrículas 20045 #05 e 200047 #07, realizaram um longo voo de quase 10.000 quilômetros, entre a China e a Ilha de Tonga, no Pacífico Sul. De acordo com Song Zhongping, especialista militar chinês, possivelmente esta foi a mais longa missão para o exterior dos Y-20 da PLAAF, divulgada pelas autoridades de Pequim.

O Y-20 20047 #07 da PLAAF durante escala técnica em Nadi, Ilhas Fiji (Foto: @louischeung_hk)
O Y-20 20047 #07 da PLAAF durante escala técnica em Nadi, Ilhas Fiji (Foto: @louischeung_hk).

Os voos tiveram como origem o Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, em Guangzhou, no sul da China, na quinta-feira (27/01), e ambas aeronaves pousaram no Aeroporto de Nuku’alofa, capital de Tonga, no dia seguinte. Pelo menos uma escala técnica foi realizada pelos jatos chineses em Nadi, nas Ilhas Fiji. Além da enorme distância percorrida pelos Y-20, os pilotos tiveram que redobrar a atenção por conta de eventuais contaminações atmosféricas pelas cinzas vulcânicas.

Ao anunciar a missão, o Coronel Wu Qian, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional Chinês, disse que os tripulantes da PLAAF “precisariam superar desafios, incluindo as cinzas vulcânicas. Essas partículas em suspensão no ar, são muito perigosas e podem causar danos nos motores, além de reduzir a visibilidade.”

O Y-20 20045 #05 da PLAAF durante escala técnica em Nadi, Ilhas Fiji (Foto: @louischeung_hk).
O Y-20 20045 #05 da PLAAF durante escala técnica em Nadi, Ilhas Fiji (Foto: @louischeung_hk).

Apesar do Xian Y-20 ser capaz de transportar mais de 60 toneladas de carga útil, a longa distância da missão fez com que os dois jatos transportassem apenas 33 toneladas de suprimentos. A quantidade de carga transportada é diretamente afetada pela necessidade de abastecimento de combustível da aeronave, ou seja, quanto maior a distância percorrida, menor será a carga útil transportada. Portanto, em um voo de quase 10.000 quilômetros, e poucas escalas técnicas, é natural que a capacidade de carga dos aviões fossem reduzidas.

A inédita missão internacional no Pacífico Sul, também serviu para demonstrar a capacidade técnica e operacional dos Y-20 e de seus tripulantes, especialmente para regiões remotas, onde existem poucos (ou nenhum) auxílio à navegação. Após o descarregamento dos suprimentos, os dois Y-20 da PLAAF retornaram imediatamente para a China.

@FFO

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