

Combustível ruim! Nimitz perde duas aeronaves em 30 minutos! Um caça Super Hornet e um helicóptero Sea Hawk, baseados no porta-aviões USS Nimitz (CVN 68) caíram no Mar da China Meridional com 30 minutos de diferença, informou a Frota do Pacífico da US Navy.
Os acidentes ocorrem no domingo, 26 de outubro. Os três tripulantes do helicóptero MH-60R Sea Hawk foram resgatados, bem como ambos os aviadores do caça F/A-18F Super Hornet, que ejetaram. Todos os cinco “estão seguros e em condições estáveis”, disse um comunicado da Marinha.
Ambos os acidentes com aeronaves do USS Nimitz no Mar da China Meridional, ocorreram com somente 30 minutos de diferença. O Sikorsky MH-60R Sea Hawk, operado pelo Helicopter Maritime Strike Squadron 73 (HSM-73) — ‘Battlecats’, foi o primeiro a cair no Mar da China Meridional, aproximadamente às 14h45, horário local. No momento do incidente, o helicóptero estava envolvido em operações de rotina a partir do porta-aviões USS Nimitz (CVN 68), que atualmente lidera o Carrier Strike Group 11 (CSG 11).
Por volta das 15h15, horário local, somente meia hora depois, o Boeing F/A-18F Super Hornet do Strike Fighter Squadron 22 (VFA-22) — Fighting Redcocks caiu no mar após os dois pilotos ejetarem da aeronave. As circunstâncias que levaram a tripulação a decidir pela ejeção não foram confirmadas.

O Nimitz, o porta-aviões mais antigo da frota da US Navy, está se aproximando do final de sua vida útil. Se espera ser sua última missão operacional. Partindo dos Estados Unidos em março de 2025 para uma missão de rotina no Indo-Pacífico, o Nimitz passou algum tempo na área de responsabilidade da Quinta Frota, fazendo uma escala no Bahrein em agosto. Desde então, o porta-aviões partiu de volta para o Pacífico, navegando por águas disputadas pela República Popular da China.
Embora a sobrevivência de todos os tripulantes seja uma boa notícia para todos os envolvidos, a perda dessas duas aeronaves em tão pouco tempo é uma história preocupante para a aviação naval dos EUA, que vem passando por um período difícil, marcado por diversos incidentes de grande repercussão. Vale lembrar que outro porta-aviões da classe Nimitz, o USS Harry S. Truman (CVN 75), sofreu uma série de acidentes nos últimos meses, enquanto estava destacado no Oriente Médio.
Em 23 de dezembro, o cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg, que fazia parte do seu Grupo de Batalha, abateu por engano um jato F/A-18F do VFA-11 do Truman, em um legítimo “fogo amigo”. Em 28 de abril, outro Super Hornet — um F/A-18E do VFA-136 caiu no do deck do CVN 75 no Mar Vermelho, quando a equipe do convés perdeu o controle durante manobras evasivas para fugir de um ataque dos Houthis. E em 7 de maio, um F/A-18F do VFA-11 caiu no mar durante o pouso. Isto sem falar em uma colisão do CVN 75 com um navio mercante egípcio, o Basiktas-M em 13 de fevereiro de 2025, que causou avarias em ambos. Em todos os incidentes do CVN 75 ninguém saiu ferido.
Combustível “ruim”
O presidente Donald Trump, falando a repórteres a bordo do Air Force One a caminho de Tóquio na segunda-feira (28/10), disse que os incidentes podem ter sido causados por “combustível ruim”. Ele descartou crime e disse que não havia “nada a esconder”. A US Navy abriu uma investigação para apurar os acidentes e uma das possibilidades seria combustível contaminado, que teria causado as falhas de motores em ambos as aeronaves. Os voos forma suspensos até uma análise dos sistemas de combustível.
O USS Nimitz está retornando ao seu porto de origem, a Base Naval de Kitsap, no estado de Washington, após ter permanecido no Oriente Médio durante a maior parte do verão como parte da resposta dos EUA aos ataques dos rebeldes houthis do Iêmen contra navios comerciais. O porta-aviões está em sua última missão antes do descomissionamento.
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