Collins desenvolverá sistemas VLF para C-130J TACAMO da USN. O Comando de Aviação da Marinha dos Estados Unidos (NAVAIR) concedeu à Collins Aerospace, localizada em Cedar Rapids, Iowa, um contrato de US$ 48,3 milhões para o desenvolvimento de um projeto visando a modernização do sistema embarcado de comunicação VLF (Very Low Frequency), em apoio às necessidades do Airborne Strategic Command, Control, and Communications Program Office (PMA-271). O prazo de conclusão dos trabalhos está previsto para março de 2024.
Os sistemas VLF envolvidos no contrato serão instalados nos três Lockheed Martin C-130J-30 Super Hercules da US Navy, que deverão assumir as missões de comunicações estratégicas TACAMO (Take Charge and Move Out), após a aposentadoria dos Boeing E-6B Mercury.
A US Navy desempenha as funções ANCP (Airborne National Command Post ou Posto de Comando Nacional Aerotransportado) desde o período da Guerra Fria. Para isso, o NAVAIR tem utilizado desde 1989 os E-3 Mercury configurados com o ALCS (Airborne Launch Control System, ou Plataforma de Controle e Lançamento Aerotransportado), em combinação com a função TACAMO, de comunicações estratégicas em caso de conflito nuclear.
Na década de 1960, a US Navy operou para a função TACAMO, quatro EC-130G Hércules, posteriormente ampliados para dezoito EC-130Q. Os E-6 Mercury substituíram os EC-130Q nos Esquadrões de Reconhecimento Aéreo (VQ) 3 e (VQ) 4.
Para as missões TACAMO, essas aeronaves são equipadas com antenas especiais de VLF, constituídas de um longo cabo de arrasto, usado para retransmitir mensagens de rádio nesse espectro de rádio-frequência, utilizada pelos submarinos de mísseis balísticos quando submersos.
Nessas operações – quando o cabo de arrasto está liberado – as fuselagens das aeronaves sofrem um estresse considerável, pois voam em órbitas curtas por muitas horas, mantendo um elevado ângulo de ataque (inclinação). Essa antena comprida emite ondas eletromagnéticas de rádio no espectro VLF, que são capazes de penetrar na profundidade das águas onde estão os submarinos.
A missão TACAMO é de responsabilidade do Fleet Air Reconnaissance Squadron 3 “Ironman” (VQ-3) e VQ-4 “Shadows”, ambos sediados na Base Aérea da USAF de Tinker, Oklahoma. São 16 aeronaves E-6B Mercury que atuam como postos de comando aerotransportado e retransmissores de comunicações para as forças nucleares dos EUA, fornecendo links de comunicação de sobrevivência entre a US National Command Authority (NCA) e as forças estratégicas dos Estados Unidos.
Nota RFA: Os E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Os E-6B também podem controlar remotamente os mísseis intercontinentais Minuteman (ICBM). Atualmente a USN possui dezesseis E-6Bs no CSCW – Commander Strategic Communications Wing 1, sediado na Base Aérea de Tinker. A CSCW opera três esquadrões, o VQ-3 Ironman, com destacamentos nas bases aéreas de Travis e Offut; o VQ-4 Shadows, sediado na Estação Aéreo Naval de Patuxent River, e também acumula a função do VX-20 Air Test and Evaluation Squadron; e o VQ-7 Roughnecks, da base aérea de Tinker.
U. S. Navy – Frota de Boeing E-3B Mercury
BuNo/Código c/n Esquadrão
162782/782 (c/n 23430) VX-20
162783/783 (c/n 23889) VQ-3
162784/784 (c/n 23890) VX-20
163918/918 (c/n 23891) VQ-4
163919/919 (c/n 23892) VQ-3
163920/920 (c/n 23893) VQ-3
164386/386 (c/n 23894) VQ-4
164387/387 (c/n 24500) VQ-3
164388/388 (c/n 24501) VQ-4
164404/404 (c/n 24502) VQ-4
164405/405 (c/n 24504) VQ-3
164406/406 (c/n 24505) VQ-4
164407/407 (c/n 24506) VQ-4
164408/408 (c/n 24507) VQ-3
164409/409 (c/n 24508) VQ-3
164410/410 (c/n 24509) VX-20
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