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Atualização E-6B Bloco I concluída

17 de dezembro de 2020
A USN tem agora 16 E-6B Mercury Bloco I (Foto: USN).

A Collins Aerospace Systems, subsidiária da Raytheon Technologies Corp., concluiu no início de dezembro a modernização dos dezesseis E-6B Mercury. A aeronave é parte parte das missões de Airborne Command Post and Take Charge and Move Out (ABNCP/TACAMO).

A aeronave atualizada apresenta um novo comando e controle battlestaff, controle central de comunicações, sistema de distribuição de voz/dados/vídeo multi-enclave e um backbone digital de expansão da banda larga do protocolo da Internet (IPBE). Collins Aerospace atuou como o Mission System Integrator (MSI), projetando, desenvolvendo, produzindo, instalando e qualificando a modernização do sistema de missão.

Os E-6Bs agora estão configurados como “Bloco I”, o que significa que as tripulações agora têm um sistema de missão multi-enclave moderno, que fornece uma imagem completa de seu ambiente operacional. Como parte da missão ABNCP, o E-6B é um posto de comando aerotransportado e retransmissor de comunicações para as forças nucleares dos EUA. Já para a missão TACAMO, o E-6B fornece o link de comunicação de sobrevivência para as forças de submarinos, usando o terminal de Frequência Muito Baixa (VLF – Very Low Frequency) da Collins Aerospace.

E-6B da USN no Aeroporto Will Rogers (OK) durante o processo de modernização para o Bloco I (Foto: Collins Aerospace).

O trabalho de atualização foi concluído no Aeroporto Will Rogers (OK). A Marinha dos Estados Unidos está usando 16 E-6B vinculados a Commander Strategic Communications Wing (CSCW) 1, com base em Tinker AFB (OK). A ala está operando três esquadrões de E-6B: o Fleet Air Reconnaissance Squadron 3 (VQ- 3) Ironman; o VQ-4 Shadows e o VQ-7 Roughnecks. VQ-3 mantém também um destacamentos em Travis AFB (CA) e Offut AFB (NB), enquanto VQ-4 mantém destacamentos em NAS Patuxent River (MD). 

O CSCW-1 em breve adicionará um Boeing E-3D Sentry AEW1 AWACS ex-Royal Air Force será usado como uma aeronave de treinamento em voo para as tripulações de E-6B.

@CAS

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