A Royal Air Force E-3D Sentry. E-3D aircraft were taking part in Exercise Taurus Mountain 3, in the skies over North Yorkshire in March 2012. The Exercise is testing aircraft and personnel from the RAF, Army and Navy who will be responsible for the Olympics Air Security Plan, as well as RAF controllers on the ground.
A U.S. Navy (USN) pretende reduzir a fadiga das suas aeronaves de comando e controle Boeing E-6B Mercury (C3), principalmente com os voos de treinamentos. Assim, foi publicado no site de compras do Governo dos Estados Unidos, em 28 de outubro, a intenção de adquirir um Boeing E-3D Sentry (AWACS), para atuar em missões de treinamento nas unidades de E-6B.
Atualmente, a Royal Air Force (RAF) é o único operador da versão Boeing E-3D Sentry, e possui três aeronaves em operação no 8 Squadron, 54 Squadron (Unidade de Conversão Operacional), e 56 Squadron (Unidade de Avaliação Operacional), todos baseados na RAF Waddington, Reino Unido. A partir de 2023, eles serão substituídos pelos novos Boeing E-7A Wedgetail.
RAF – Frota de Boeing E-3D Sentry (AWACS)
Ativos
ZH101 “Doc” (c/n 24109)
ZH103 “Happy” (c/n 24111)
ZH106 “Grumpy” (c/n 24114)
Estocados
ZH102 “Dopey” (c/n 24110) – parado em RAF Waddington
ZH104 “Sleepy” (c/n 24112) – parado em Lake Charles / Regional
ZH105 “Sneezy” (c/n 24113) – desativado em RAF Waddington
ZH107 “Bashful” (c/n 24499) – parado em RAF Waddington
Os E-6B Mercury, apelidados de “Doomsday”, fazem parte do sistema nuclear de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications). Eles atuam nas missões conhecidas como TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos. Os E-6B também podem controlar remotamente os mísseis intercontinentais Minuteman (ICBM).
Atualmente a USN possui dezesseis E-6Bs no CSCW – Commander Strategic Communications Wing 1, sediado na Base Aérea de Tinker. A CSCW opera três esquadrões, o VQ-3 Ironman, com destacamentos nas bases aéreas de Travis e Offut; o VQ-4 Shadows, sediado na Estação Aéreo Naval de Patuxent River, e também acumula a função do VX-20 Air Test and Evaluation Squadron; e o VQ-7 Roughnecks, da base aérea de Tinker.
U. S. Navy – Frota de Boeing E-3B Mercury
BuNo/Código c/n Esquadrão
162782/782 (c/n 23430) VX-20
162783/783 (c/n 23889) VQ-3
162784/784 (c/n 23890) VX-20
163918/918 (c/n 23891) VQ-4
163919/919 (c/n 23892) VQ-3
163920/920 (c/n 23893) VQ-3
164386/386 (c/n 23894) VQ-4
164387/387 (c/n 24500) VQ-3
164388/388 (c/n 24501) VQ-4
164404/404 (c/n 24502) VQ-4
164405/405 (c/n 24504) VQ-3
164406/406 (c/n 24505) VQ-4
164407/407 (c/n 24506) VQ-4
164408/408 (c/n 24507) VQ-3
164409/409 (c/n 24508) VQ-3
164410/410 (c/n 24509) VX-20
Todos os novos pilotos de E-6B, e os antigos que necessitam validar suas carteiras, fazem os seus voos de treinamento nas próprias aeronaves operacionais, as expondo a um desgaste desnecessário e significativo, além de impactar na disponibilidade da frota. O Comando de Aviação da Marinha (NAVAIR – Naval Air Systems Command), ressalta que a falta de uma aeronave dedicada para os treinamentos, aumenta o tempo necessário para treinar as tripulações qualificadas na execução da missão fim dos Mercury. Segundo as informações do NAVAIR, a aquisição de uma aeronave específica para treinamentos – neste caso o E-3D – resultará na redução de 600 horas de voo, e 2.400 pousos/ciclos anuais na frota E-6B.
@FFO