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U. S. Navy vai testar o Super Hércules em missões TACAMO

23 de dezembro de 2020

Two of the Air Force's newest airlifters the C-130J Hercules aircraft fly in formation during a training mission. The C-130J make formation flying easier for aircrews promoting efficiency even in adverse conditions due to the heads-up displays, which allow pilots to view essential flight information while never taking their eyes off the outside environment. Air Force Security Assistance Center officials arranged the sale of four C-130Js to the Norwegian air force. (U.S. Air Force Photo/Maj. Chad Gibson)

A Marinha Americana vai testar a versão alongada Hércules para missões TACAMO (Foto: USAF / Maj Chad Gibson).

Em 18 de dezembro, a U. S. Navy (USN) emitiu uma solicitação autorizando o inicio dos estudos com aeronaves Lockheed Martin C-130J-30 Super Hercules, para missões TACAMO – Take Charge And Move Out, fornecendo links de comunicação entre a Autoridade de Comando Nacional (NCA) e as Forças Estratégicas, que atuam no comando da frota submarinos de mísseis balísticos em cenários de crises.

O Naval Air Systems Command (NAVAIR) publicou no portal de compras do governo, que vai conceder ao fabricante da aeronave, nos anos fiscais de 2022 e 2023, um contrato para conversão, estudos e testes para missão TACAMO, de três unidades de C-130J-30.

A NAVAIR informou que de acordo com as Análises de Alternativas (AOA – Analysis of Alternatives), os resultados indicaram que a versão alongada o C-130J Hércules, seria a aeronave de configuração ideal com características para realizar as missões TACAMO, em ambientes restritos.

Atualmente a USN executa a missão TACAMO de Comando, Controle e Comunicações (C3 – Command Control & Communications) com uma frota de 16 aeronaves Boeing E-6B Mercury em serviço desde o final dos anos 1980, e cuja a desativação está prevista para 2038. Embora o RFI NAVAIR não deixe claro, ambos modelos deverão operar conjuntamente as missões TACAMO, sendo os Hércules destinados para voar em ambientes restritos, mais adequado para a performance do avião.

O pedido de informações (RFI – Request For Information) não informa a quantidade de aeronaves que seriam convertidas, nem a data de entrada em serviço em serviço operacional na USN.

@FFO

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