• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina

23 de agosto de 2021
KC-390 socorre C-130M Hércules em pane no extremo sul da Argentina (Foto: via Twitter)
KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina (Foto: via Twitter).

KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina. Um KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), foi acionado para uma missão em Ushuaia, extremo sul da Argentina. O jato levou equipamentos em socorro à um C-130M Hércules da FAB, que apresentou pane durante uma Operação Antártica (OPERANTAR), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR).

O C-130M, FAB 2471, do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, sediado na Base Aérea do Galeão (RJ), chegou em Ushuaia no último dia 18/08, para cumprir voos de ressuprimento da Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz (EACF). Especificamente nessa missão, o C-130M realizará lançamentos de pallets com víveres, equipamentos, materiais e até mesmo vacinas COVID-19, para os militares e pesquisadores brasileiros no “Continente Branco”.

KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina. FAB 2855 no solo de Pelotas/RS no dia 21 (Foto: Felipe Rodrigues).
KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina. FAB 2855 no solo de Pelotas/RS no dia 21 (Foto: Felipe Rodrigues).

O FAB 2471 chegou a realizar uma surtida até a Antártida, na quarta-feira (19/08). Uma inesperada pane de motor, forçou os militares do Esquadrão Gordo a abortar o restante dos voos programados e, diante da avaliação dos seus técnicos, foi necessário solicitar apoio na forma de peças e suprimentos.

KC-390 socorre C-130M em pane no extremo sul da Argentina. FAB 2855 em missão “bate-e-volta” SBPK-SAWH-SBPK no último domingo (Fonte: FR24).

Para o socorro ao Hércules em Ushuaia, a FAB acionou o 1º GTT – Esquadrão Zeus, sediado em Anápolis – Ala 2 (SBAN), que designou o KC-390, FAB 2855, para a missão. Na sexta-feira (20/08), ele foi até o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL), para o carregamento de dois motores sobressalentes, um jogo de hélices, ferramental e equipamentos, para o socorro ao C-130M.

No sábado (21/08), o FAB 2855 decolou de Anápolis para o Aeroporto de Pelotas (SBPK), no Rio Grande do Sul, onde pousou pela primeira vez. Devido a entraves burocráticos da autoridade sanitária argentina, a decolagem para a missão “bate-e-volta” até Ushuaia, aconteceu somente no domingo, às 07h57 (horário de Brasília). O “BRS55” (código rádio) pousou no Aeroporto Internacional Malvinas Argentinas (SAWH), em Ushuaia, às 12h26, depois de 04h29min de voo.

FAB 2855 no solo de Pelotas, Rio Grande do Sul  na manhã de hoje(Foto: Felipe Rodrigues).
FAB 2855 no solo de Pelotas, Rio Grande do Sul na manhã de hoje(Foto: Felipe Rodrigues).

Pouco mais de 02h30min em solo argentino, tempo necessário para descarregar e reabastecer, foi iniciado o retorno para o Brasil. A decolagem do “BRS55” aconteceu às 14h59, chegando em Pelotas às 19h08, depois de 04h09min de voo, para um merecido pernoite. No total foram 11h06min de missão e 08h38min de voo. Na manhã de hoje – 23/08 ele seguiu para o Aeroporto Internacional do Galeão (SBGL).

Depois de sanar as panes, o C-130M do “GT” prosseguirá na OPERANTAR, para entregar a importante carga aos destinatários na EACF. O retorno do “Gordo 71” ao Brasil está previsto para a próxima terça, ou quarta-feira, uma vez que os voos antárticos são balizados pela meteorologia local.

FAB 2855 no solo de Pelotas hoje pela manhã. Decolou para o Galeão (Foto: Felipe Rodrigues).
FAB 2855 no solo de Pelotas hoje pela manhã. Decolou para o Galeão (Foto: Felipe Rodrigues).

Desde o início da pandemia COVID-19, a FAB tem utilizado o Aeroporto de Ushuaia como ponto de partida para os voos antárticos. Normalmente essas operações aéreas tem como base operacional a cidade de Punta Arenas, no Chile, mas devido as restrições sanitárias, a Argentina está sendo a alternativa para suprir a EACF.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login