US Navy acelera planos para testes do C-130J nas missões TACAMO. A Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy) está acelerando os planos para colocar em operação o Lockheed Martin C-130J-30 Super Hercules na função TACAMO (Take Charge And Move Out), de comunicações nucleares de sobrevivência. Para isso, foi solicitado um aumento de financiamento na proposta de orçamento do ano fiscal (FY) 2022.
A proposta foi divulgada no início de junho, e apresenta um plano acelerado para adquirir três aeronaves C-130J-30 como ativos de teste para o programa de substituição de aeronaves Boeing E-6B Mercury de Comando, Controle e Comunicações (C3) de longa duração.
“O Programa de Recapitalização E-6 (E-XX) prevê a substituição de veículos aéreos e modernização dos sistemas de missão para a aeronave E-6B envelhecida e a missão TACAMO”, informa a proposta, acrescentando: “Os fundos aumentam do FY21 para FY22 devido à aceleração do E-XX, após análise de alternativas do National Airborne Operations Center (NAOC) Executive Airlift TACAMO (NEAT)”.
Com este financiamento acelerado para as três aeronaves de testes, o desenvolvimento e o financiamento estão programados para o FY2025. A proposta de orçamento não divulgou os números pretendidos de aeronaves a serem colocadas em serviço operacionalmente planejadas.
A missão TACAMO é de responsabilidade do Fleet Air Reconnaissance Squadron 3 “Ironman” (VQ-3) e VQ-4 “Shadows”, ambos sediados na Base Aérea da USAF de Tinker, Oklahoma. São 16 aeronaves E-6B Mercury que atuam como postos de comando aerotransportado e retransmissores de comunicações para as forças nucleares dos EUA, fornecendo links de comunicação de sobrevivência entre a US National Command Authority (NCA) e as forças estratégicas dos Estados Unidos.
@FFO