F-15C da California ANG operando na Kadena AB — Japão. Para manter a capacidade operacional e de pronta resposta da Base Aérea de Kadena, caças F-15C Eagles da 144th Fighter Wing (144th FW) Base Aérea da Guarda Nacional de Fresno, Califórnia, chegaram ao Japão no início de outubro.
Esta implantação marca o retorno da frota de F-15C/D da USAF Eagles a Kadena, após desmobilização das unidades de F-15 da 18th Wing composta pelo 44th FS e pelo 67th FS iniciada em dezembro de 2022, que deixou a base sem unidades orgânicas de caça. Desde então, outros esquadrões, como de F-22 e F-35, tem se revezado em Kadena para manter a prontidão.
Os F-15C do 194th Fighter Squadron (194th FS) da 144th FW substtuiram os F-35A do 355th Fighter Squadron (355th FS) sediados na Eielson AFB — Alasca, implantados em Kadena em abril deste ano. O prazo para ficarem no Japão é de quatro a seis meses, quando deverá haver outra rotação.
Os Eagles da Guarda Nacional são um esforço que visa amplificar a prontidão operacional e defender o Japão, ao mesmo tempo que defende uma região do Indo-Pacífico livre e aberto. O tenente-coronel Jon Vanbragt, comandante do 144 Grupo de Operações, expressou entusiasmo com este esforço conjunto, afirmando: “Nosso esquadrão está animado para treinar e integrar-se com a Equipe Kadena e nossos parceiros bilaterais. Operar no Indo-Pacífico oferece imensas oportunidades para nossos aviadores e aliados fortalecerem nossas parcerias e continuarem a refinar nossas táticas.”
A chegada dos F-15C Eagles a Kadena aumenta a capacidade da 18ª Ala de operar dinamicamente em um espaço aéreo e área de operação fluidos. Isto garante que as Forças dos EUA no Japão e os parceiros aliados estejam preparados para fornecer um poder aéreo potente e credível em defesa dos aliados dos EUA e para manter um Indo-Pacífico livre e aberto.
No meio destas mobilizações, a 18th Wing continua empenhada em aderir aos acordos bilaterais com o Governo do Japão relativo à redução do ruído. As tripulações visitantes são informadas sobre os procedimentos locais de redução de ruído e os planeadores da missão dão a devida atenção à minimização dos impactos locais.
Fonte: 144th FW.
@CAS