
A U.S. Air Force F-35A Lightning II assigned to the 354th Fighter Wing at Eilson Air Force Base, Alaska, lands at Kadena Air Base, Japan, March 28, 2023. The F-35 is a fifth-generation fighter, combining advanced stealth with fighter speed and agility, fully fused sensor information, network-enabled operations and advanced sustainment. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Alexis Redin)

Caças F-35A da Eielson AFB em Kadena. No último dia 28 de março de 2023, doze caças furtivos Lockheed Martin F-35A Lightning II do 355th Fighter Squadron (355th FS) — “Falcons” chegaram à Base Aérea de Kadena, no Japão.
Os F-35A Lightning II, com o tradicional tail code “AK”, são parte da 354th Fighter Wing (354th FW) da Eielson AFB, que chegaram a Kadena para garantir uma presença contínua de caças de quinta geração na região, como parte de um trabalho de proteção e dissuasão. Ao mesmo tempo, a 18th Fighter Wing continua a realizar o retorno gradual e em fases escalonadas de seus Boeing F-15C/D Eagles para os Estados Unidos, marcando o fim das operações deste caça na região.
Ainda não se sabe que aeronave irá assumir o posto nas unidades da 18th FW — talvez o F-15EX. Até lá haverá uma rotação de unidades de caça para manter a defesa e a capacidade de dissuasão da região que hoje tem como ameças as China e o Careia do Norte.

Espera-se que o 355th FS, que iniciou sua primeira implantação desde atingir a Capacidade Operacional Total (FOC) em fevereiro de 2023 com o F-35A, opere ao lado dos F-16C/D do 480th Expeditionary Fighter Squadron (480th EFS — “Warhawks”), que chegou ao Japão vindo de Spangdahlem/Alemanha em janeiro passado.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS