A U.S. Air Force F-22A Raptor assigned to the 3rd Wing, lands at Kadena Air Base, Japan, Nov. 4, 2022, as part of a temporary deployment. For decades, Kadena Air Base has served as the keystone of the Pacific. The base's strategic position makes it a vital staging location for forces to deter regional adversaries and project U.S. airpower throughout the Indo-Pacific. (U.S. Air Force photo by Airman 1st Class Alexis Redin)
Primeiros F-22 chegam no Japão para substituir os F-15 em Kadena. A USAF enviou caças F-22A Raptor para a Base Aérea de Kadena, no Japão, iniciando o processo de substituição dos antigos F-15C/D Eagle que estão sendo aposentados. Os Raptors pertencem à 3rd Wing, da Base Conjunta Elmendorf-Richardson, no Alasca, chegaram ao japão na semana passada.
Conforme noticiamos recentemente, a USAF anunciou no mês passado a aposentaria dos dois Esquadrões F-15C/D da 18th Wing Shogun de Kadena AFB, o 44th Fighter Squadron “Vampires” e o 67th Fighter Squadron “Fighting Cocks”.
As aeronaves serão transladadas para os Estados Unidos, onde serão oficialmente retirados de serviço. À medida que os antigos F-15C/D da 18th Wing são desativados, a USAF preencherá a lacuna com a rotação de caças de quarta e quinta geração em Kadena.
Inicialmente essas rotações serão temporárias. O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) estuda um plano de longo prazo para manter a presença de caças em Kadena. Os planos considerados incluem todos os caças com capacidades superiores aos F-15C/D, incluindo os F-15EX e F-35A.
De acordo com o Comando da Força Aérea do Pacífico (PACAF), os F-22 irão trabalhar em conjunto com unidades locais para manter a capacidades de defesa aérea na defesa do território japonês. Não foi informada a quantidade de Raptors enviados para Kadena.
A decisão de retirar os 48 caças F-15C/D da 18th Wing, sem anunciar um substituto permanente, tornou-se uma decisão controversa. Na semana passada, quatro legisladores republicanos enviaram uma carta ao secretário de Defesa Lloyd Austin expressando preocupação com os planos da USAF e pedindo mais informações sobre como o Pentágono planeja substituir o valor de dissuasão e a capacidade de combate dos caças.
“Estamos preocupados que a decisão do Departamento de Defesa envie o sinal errado, não apenas para o Partido Comunista Chinês, mas também para nossos aliados e parceiros no Indo-Pacífico”, disse a carta assinada pelo Sen. Marco Rubio, da Flórida e Bill Hagerty, do Tennessee, e os representantes Mike Gallagher, de Wisconsin, e Mike McCaul, do Texas.
Fonte: Kadena AFB
@FFO