Voou o novo Piaggio P.180 Avanti EVO da Força Aérea Italiana. O primeiro de quinze novos P.180 Avanti EVO destinados à Força Aérea Italiana, ou Aeronáutica Militare (AMI), realizou o seu primeiro voo a partir da fábrica da Piaggio Aerospace, no Aeroporto Riviera, em Villanova d’Albenga, nordeste da Itália.
De acordo com a Piaggio Aerospace, o novo P. 180 EVO, matrícula de testes civil I-PDVO (número de construção 3022), também voou de Riviera para a unidade da empresa no Aeroporto de Gênova, onde passará por mais testes, configuração interior e pintura externa.
Em 2019 o Ministério da Defesa italiano assinou a compra de nove aeronaves Piaggio Aerospace P180 Avanti EVO para as Forças Armadas, com um segundo pedido de seis unidades em 2021.
O Piaggio 180 é uma aeronave bastante abundante nos órgão de estado italiano, compondo a frota das forças armadas, Aeronáutica Militare, Exército e Marinha, além da Guarda Costeira, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Bombeiros Florestais, entre outros departamentos e instituições.
Os primeiros nove P.180 deverão ir para a AMI, sendo cinco na versão EVO+ (padrão) e quatro EVO+ Radio Misure (inspeção de voo e calibração de rádio/radar) que substituirão quatro mais antigos, atualmente em operação no 71° Grupo da Base Aérea Pratica di Mare. O destino do segundo lote de seis aeronaves ainda não foi divulgado.
O Piaggio P180 Avanti é uma aeronave de transporte executivo equipada com motores turboélice montados na configuração “pusher”. Comparado com as versões anteriores, o Piaggio P180 EVO de terceira geração (lançado em 2014), tem maior alcance, maior razão de subida, menor consumo de combustível e ruído, e leva mais carga útil.
Atingindo velocidade de até 745 km/h, o P.108 Avanti EVO é reconhecido como o turboélice mais veloz do mundo, atualmente em operação.
@FFO