• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

AMI comemora 75 anos da Escola de Voo da Base Aérea de Galatina

16 de setembro de 2021
AMI comemora 75 anos da Escola de Voo da Base Aérea de Galatina (Foto: AMI).

AMI comemora 75 anos da Escola de Voo da Base Aérea de Galatina. No último dia 10 de setembro, a Aeronáutica Militare Italiana (AMI) comemorou o aniversário de 75 anos da Scuola Di Volo Di Galatina do 61° Stormo (Ala), na Base Aérea de Lecce-Galatina, no sudeste da Itália. A cerimônia também contou com a formatura de 28 novos pilotos militares, incluindo pilotos estrangeiros da Grécia e Áustria, formados pela Escola Internacional de Voo.

AMI comemora 75 anos da Escola de Voo da Base Aérea de Galatina

Inaugurada em 1º de setembro de 1946, a então Scuola di Volo delle Puglie (Escola de Voo da Apúlia), em alusão a região onde está localizada a base aérea, era principalmente dedicada ao treinamento inicial de pilotos. A unidade mudou de nome algumas vezes ao longo do tempo, bem como os tipos de aeronaves operadas.

Passara pela Escola os monomotores North American T-6 Texan, o AerMacchi MB-326 e os atuais MB-339A, recebidos em 1982. Em 1997, a unidade recebeu a versão MB-339CD (FT-339C), uma variante mais moderna, equipada com glass cockpit e capacidade de reabastecimento em voo. Em 2015 foram recebidos os Leonardo T-346 Master e, no ano passado, os dois primeiros T-345, que substituirão os T-339.

North American T-6 Texan da Scuola di Volo delle Puglie (Foto: AMI).

Atualmente a Scuola Di Volo Di Galatina é responsável pelos treinamentos da Fase II, comum para todos os futuros pilotos militares; Fase III para conversão de pilotos de caça; Fase IV do Lead In Fighter Training (LIFT); além da formação de Pilotos-Instrutores para todas as aeronaves a jato da AMI.

Como parte das comemorações, foi apresentada a nova pintura do MB-339A (T-339A) “gate guardian” da Base Aérea, com uma águia sobre a fuselagem e asas, e um pinguim na cauda. A ave faz parte do lema do 61° Stormo: “Dove i pinguini mettono le ali” (“Onde os pinguins ganham asas”), que na tradição da AMI, remete a o aluno que está treinando para se tornar “uma ave voadora”.

MB-339A (T-339A) “gate guardian” da Base Aérea de Galatina (Fotos: AMI).

Também foram apresentadas três pinturas especiais nas aeronaves dos esquadrões 212º (T-346), responsável pelo LIFT; 213º (T-339C), responsável pela conversão dos pilotos de caça; e 214º (T-339A), responsável pelo treinamento inicial e formação de instrutores.

Aeronaves do 61º Stormo com pinturas especiais (Fotos: AMI).

A celebração em terra foi seguida por voos de unidades da AMI.

Abriu o flypast uma formação com três SIAI S.208M do 60° Stormo, seguidos de três light trainers SF-260EA da 70° Stormo, um TH-500B e um UH-139 da 72° Stormo e um P-180 Avanti do Centro Addestramento Equipaggi Multi Crew.

Os anfitriões subiram aos céus com uma formação mista de um T-339A, dois FT-339C e três T-346.

Vídeo alusivo aos 75 anos da Escola de Voo de Galatina (Fonte: AMI).

Um dos destaques foi a apresentação da “Legend Formation”, composta por aeronaves históricas da Aeronáutica Militare, como o T-6G Texan, FIAT G.46 e AerMacchi MB-326E e SIAI Marchetti S-208M, que juntamente com T-339A, FT-339C e T-346A do 61º Stormo, realizaram diversas passagens em formação e isoladas.

Após o pouso da Legend Formation, foi a vez da apresentação dos modernos caças da AMI, com quatro F-2000 Typhoon do 36° Stormo, liderados por um F-35A Lightning II do 32° Stormo.

Esquadrilha Frecce Tricolori sobre a Base Aérea de Galatina (Fotos: AMI).

O “grand finale” ficou por conta da tradiconal esquadrilha Frecce Tricolori, equipe de exibição acrobática da AMI que,. Os dez MB-339PAN, cinco dos quais com pinturas especais de aniversário.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login