

Vietnã estaria finalizando a compra de caças F-16 dos EUA. Conforme informações não oficiais divulgadas pela mídia local, o Vietnã e os Estados Unidos teriam chegado a um acordo envolvendo a negociação de 24 caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon. Se confirmado, o negócio poderia causar turbulência nas relações do Vietnã com seus vizinhos regionais, especialmente a China.
A aproximação comercial e diplomática entre o Vietnã e os EUA ocorre desde 2016, quando Washington suspendeu os embargos de armas contra Hanói. O primeiro grande marco dessa mudança de política foi a compra de novos treinadores avançados T-6C Texan II para a Força Aérea Popular Vietnamita (VPAF), com as primeiras unidades entregues no final de novembro do ano passado.
A VPAF também opera os jatos russos Yakovlev 130 e a recém-incorporada aeronave tcheca Aero Vodochody L-39NG Skyfox. Neste processo de modernização, o governo vietnamita tem demonstrado grande interesse pelos F-16 Bloco 70/72 da Lockheed Martin, diante do crescente desafio de manter seus caças de origem russa, incluindo o Su-27, Su-30 e, especialmente, os envelhecidos Su-22, que estão atingindo o limite da sua vida útil.
Com base nesses desenvolvimentos, acredita-se que o atual governo dos EUA tenha continuado as negociações iniciadas em 2023, quando consultas estavam em andamento sobre uma possível venda do F-16 para a VPAF.
No entanto, devido à falta de confirmação oficial, as recentes informações devem ser vistas com cautela. Ainda assim, não seria uma atitude surpreendente por parte dos Estados Unidos, que continuam a buscar diversas estratégias e alianças regionais no Indo-Pacífico para conter a crescente influência da China.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO