• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

VÍDEO: caças da USAF derrubaram drones Houthis com foguetes guiados

20 de março de 2025

A U.S. Air Force F-16 Fighting Falcon flies a routine presence patrol mission over the U.S. Central Command area of responsibility, Feb. 9, 2025. As a highly maneuverable and agile platform with a proven record in air-to-air combat and air-to-ground attack, the Fighting Falcon is well-equipped to engage with threats to regional security and deter further aggression in the AOR. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Jackson Manske)

VÍDEO: caças da USAF derrubaram drones Houthis com foguetes guiados (Foto: USAF/Staff Sgt. Jackson Manske).
VÍDEO: caças da USAF derrubaram drones Houthis com foguetes guiados (Foto: USAF/Staff Sgt. Jackson Manske).

VÍDEO: caças da USAF derrubaram drones Houthis com foguetes guiados. Utilizando foguetes guiados a laser de baixo custo, caças da USAF derrubaram drones Houthis em combates aéreos sobre o Mar Vermelho.

O sistema utilizado é o AGR-20 APKWS (Advanced Precision Kill Weapon System), constituído por foguetes Hydra 70 equipados com kits de precisão orientado a laser. Originalmente essa munição foi desenvolvida para uso ar-solo, mas agora tem sido usada para abater drones em combates aéreos.

Em 19 de março, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) divulgou um vídeo mostrando os caças da USAF derrubando drones Houthis com foguetes APKWS sobre o Mar Vermelho (Fonte: CENTCOM).

Não foi informado qual aeronave derrubou os drones neste último combate mas, conforme publicamos recentemente, caças F-16 da USAF foram observados carregando pods de foguetes APKWS.

Custando cerca de US$ 35 mil, o APKWS é um avanço significativo na redução de custos para derrubar centenas de drones lançados pelos Houthis e outros aliados do Irã naSíria e Iraque. Antes disso, a USAF usava mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM de US$ 1 milhão cada, ou AIM-9X Sidewinder que custa cerca de meio milhão de dólares por unidade.

Em 15 de março, o presidente americano Donald Trump deu início a uma campanha militar contra os rebeldes Houthis do Iêmen, apoiados pelo Irã, que estão atacando navios no Golfo de Áden, no Mar Vermelho e no Estreito de Bab El-Mandeb.

Há muito tempo as Forças Armadas dos EUA tem atacado alvos Houthis, mas agora Trump decidiu ampliar as ações em busca de neutralizar os principais líderes do grupo rebelde apoiado pelo Irã. O grupo de ataque do porta-aviões USS Harry S. Truman está no Mar Vermelho lançando ataques aéreos e mísseis de cruzeiro.

Os Houthis afirmaram ter atacado o USS Truman em resposta à ação militar dos EUA, mas o porta-aviões nunca esteve em perigo. 

“Os Houthis alegam ter tentado atacar o Harry S. Truman. Francamente. Enquanto executamos ataques de precisão, eles erram seus alvos em mais de 100 milhas. Também realizaram outras tentativas de atacar embarcações no Mar Vermelho com UAVs e alguns mísseis de cruzeiro. Todos foram facilmente neutralizados por nossos caças por lá”, disse em entrevista o Tenente-General da USAF Alexus G. Grynkewich, Diretor de Operações do Estado-Maior Conjunto.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login