VF-1 da Marinha do Brasil recebe o penúltimo A-4 Skyhawk modernizado. A Marinha do Brasil (MB) recebeu o penúltimo McDonnell Douglas A-4 Skyhawk modernizado pela Embraer Defesa e Segurança. O jato foi oficialmente aceito pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A (GFRAerAF-1/1A) da MB, em 09 de dezembro, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Conforme noticiamos aqui, a aeronave biplace AF-1C, matrícula N-1021 (c/n 14580), operada pelo 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) – “Esquadrão Falcão”, realizou em 14 de setembro de 2020, o seu primeiro voo de experiências após a modernização.
A modernização envolve alterações no sistema de geração de energia elétrica, instalação de um computador central RSMC (Mission Computer) que gerencia todo o processamento de dados, novo radar multimodo, sistema de Radar Warning Receiver (RWR), novos equipamentos rádios, sistema autônomo de geração de oxigênio (OBOGS), glasscockpit, dois displays CMFD (Color Multi-Function Display), Head-Up Display (HUD), sistema HOTAS (Hands on Throttle and Stick), entre outras modernizações.
O “Falcão 21” é especialmente importante para o VF-1 pois se tratar de uma aeronave biplace, o que possibilita o treinamento dos pilotos, além de permitir o emprego nas diversas tarefas operativas do Esquadrão. (Fonte: MB).
Nota RFA: O N-1021 é o penúltimo Skyhawk previsto para a Aviação Naval, pelo programa de modernização, restando apenas o AF-1B (N-1004) ser entregue. Até agora foram modernizados quatro AF-1B (N-1001, N-1008, N-1011* e N-1013**) e dois AF-1C (N-1021 e N-1022).
* N-1011: recebido em 1º de abril de 2016, e perdido em acidente em 26 de julho do mesmo ano no litoral do Rio de Janeiro.
** N-1013: recebido em 06 de setembro de 2019, e danificado durante a decolagem na Base Aérea de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) em 23 de outubro do mesmo ano, estando em processo de recuperação.