Voou no dia 14 de setembro de 2020, mais um McDonnell Douglas A-4 Skyhawk da Aviação Naval modernizado pela Embraer Defesa e Segurança, a partir de sua planta em Gavião Peixoto/SP (GPX), sendo o segundo da versão biplace (TA-4KU) elevado ao padrão AF-1C.
O AF-1C N-1021 (c/n 14580) do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) – Esquadrão Falcão, da Marinha do Brasil realizou o primeiro voo de experiências após passar pelo processo de modernização.
Este é o primeiro voo do N-1021, que agora passará por uma longa campanha de testes nas próximas semanas, que incluem ensaios em voo para a integração do pacote de armamentos ao novo software operacional (OFP) e a campanha “gun fire vibration”, para checagem dos modos de disparos. Toda a campanha de ensaios pré-entrega, está sob responsabilidade do Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A (GFRAer AF1-/1A) da Embraer.
Ele é o penúltimo AF-1B/C previsto para a Aviação Naval, restando apenas o AF-1 N-1004 para ser elevado ao padrão AF-1B, o que deve acontecer até o final de 2021. Até agora foram modernizados para AF-1B: N-1001, N-1008, N-1011 e N-1013, faltando apenas o N-1004. O N-1011 – recebido pelo VF-1 em 1º de abril de 2016, foi perdido em um acidente em 26 de julho do mesmo ano no litoral do Rio de Janeiro. Já o N-1013, recebido pelo VF-1 em 6 de setembro de 2019, foi danificado durante a decolagem na Base Aérea de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) em 23 de outubro do mesmo ano, estando em processo de recuperação. Além destes, os AF-1A N-1021 e N-1022 foram convertidos para AF-1C. Ao todo a Aviação Naval terá seis AF-1B/C.
@FFO/CAS