Uzbequistão contrata Sierra Nevada para manutenção em seus PC-12. A Sierra Nevada Corporation (SNC), empresa americana sediada em Englewood, no Colorado, recebeu um contrato do governo do Uzbequistão para revisar seis monomotores Pilatus PC-12. O Pentágono autorizou o negócio através do Programa de Vendas Estrangeiras (FMS) mantido pelo governo dos EUA.
Com valor de aproximadamente US$ 64 milhões, o contrato prevê a recuperação das capacidades operacionais das aeronaves, além do fornecimento de suporte técnico e logístico. As atividades serão realizadas no Uzbequistão, e a previsão de entrega da última aeronave revisada é até 07 de agosto de 2027.
O Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) da USAF, sediado na Base Aérea de Wright-Patterson, em Ohio, é organização militar americana contratante dos serviços pelo FMS.
No documento divulgado pelo Departamento de Defesa não foi mencionado à qual instituição das Forças Armadas do Uzbequistão essas aeronaves estão vinculadas. Provavelmente eles sejam alguns dos onze PC-12NG ex- Força Aérea do Afeganistão que voaram para o Uzbequistão em 2021, levados por pilotos afegãos desertores após a tomada do governo pelos Talibãs (saiba mais aqui).
@FFO