Aeronaves Afegãs em Termez – Uzbequistão. Como noticiamos aqui, nos dias 14 e 15 de agosto, 22 aeronaves e 24 helicópteros militares do Afeganistão, transportando 585 militares armados, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. As aeronaves pousaram à força no aeroporto internacional de Termez (TMJ/UTST), situado próximo a fronteira com a Afeganistão, a poucos quilômetros o norte da base de Mazar-i-Sharif da Força Aérea do Afeganistão. Fotos feitas por satélite mostram parte da frota afegão em Termez.
Foi desta base afegã que saíram as aeronaves em fuga, momentos antes da invasão das tropas do Talibã. Não se pode precisar ainda as quantidades, mas entre as aeronaves estavam A-29B, AC/C-208B, Pilatus P-12NG, C-130 e helicópteros MD-530F, Mil Mi-8 e UH-60A.
Imagens de satélite feitas no dia 18 de agosto, mostram parte do pátio do aeroporto de Termez, onde é possível ver o que parece ser 11 aeronaves de reconhecimento Pilatus PC-12NG, 6 Embraer A-29B Super Tucano, 5 Cessna AC/C-208B Grand Caravan e 5 helicópteros Sikorsky UH-60A Black Hawk, 14 Mil Mi-8/17 e 5 Mi-24/35, todos da Força Aérea do Afeganistão (AFF). Numas das imagens é possível ver um C-27J, sem poder confirmar se é um dos Spartan da AAF, que teria levado o presidente do Afeganistão em fuga.
É provável que existam outras aeronaves em outros pontos do aeroporto, não visíveis nesta imagem. Também se esperava que mais A-29B tivessem saído do Afeganistão. Mas, ao que parece, apenas os que estavam disponíveis para o voo em Mazar-i-Sharif conseguiram fugir, tendo um delas colidido no ar com um MiG-29 da Força Aérea do Uzbequistão. Ambas as aeronaves forma perdidas no acidente.
Ainda não se sabe qual o destino destas aeronaves, que há uma semana estão paradas no Aeroporto de Termez.
@CAS