A verdadeira história da queda A-29B do Afeganistão no Uzbequistão. Mais cedo publicamos que o Ministério da Defesa do Uzbequistão, confirmava que um A-29B Super Tucano do Strike Squadron da Força Aérea do Afeganistão havia caído caiu na noite de 15 de agosto, no distrito de Sherabad, na província de Surkhandarya, fronteira com o Afeganistão. Os dois pilotos ejetaram e foram resgatados, sendo transferidos para Termez, para serem tratados do Centro Republicano de Pesquisa para Medicina de Emergência. Hoje a Procuradoria Geral do Uzbequistão informou que a aeronave não foi abatida, mas sim, sofreu uma colisão ar-ar.
As informações iniciais é que o sistema de defesa terra-ar do Uzbequistão abateu o A-29B, que invadiu o espaço aéreo sem autorização ou tentar contato bilateral. O voo seria uma tentativa dos militares afegãos de retirar os A-29 do país, evitando assim que eles caiam nas mãos dos Talibãs. Não havia informações adicionais e o Ministério da Defesa se Limitou a informar que:
“As forças de defesa aérea do Uzbequistão impediram uma tentativa de um avião militar afegão de cruzar ilegalmente a fronteira com o Uzbequistão”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Bahrom Zulfikorov. Caso será investigado.
Aos poucos mídia do Uzbequistão começa a jogar um pouco de luz sobre os fatos. Nos dias 14 e 15 de agosto, 22 aeronaves militares e 24 helicópteros militares do Afeganistão, transportando 585 militares armados, cruzaram ilegalmente o espaço aéreo do Uzbequistão. As aeronaves pousaram à força no aeroporto internacional de Termez, situado próximo a fronteira com a Afeganistão, a poucos quilômetros o norte da base de Mazar-i-Sharif da Força Aérea do Afeganistão. Foi desta base que saíram as aeronaves em fuga, momentos antes da invasão das tropas do Talibã. Não se pode precisar ainda as quantidades, mas entre as aeronaves estavam A-29B, AC/C-208B, Pilatus P-12NG, C-27 e helicópteros MD-530F, Mil Mi-8 e UH-60A.
A informação foi dada nesta segunda-feira – 16 de agosto pela assessoria de imprensa da Procuradoria Geral do Uzbequistão.
Em 15 de agosto, três aeronaves militares afegãs Embraer A-29B do Strike Squadron solicitaram permissão para pousar no aeroporto de Khanabad, em Qarshi (UTSL). Porém, eles foram redirecionados pela defesa aérea para o aeroporto de Termez (UTST), acompanhados por duas aeronaves Mikoyan MiG-29 do 60th Separate Mixed Aviation Brigade da Força Aérea do Uzbequistão, que haviam feito as medidas de policiamento do espaço aéreo. O MíG-29 era sediado em Qarshi/Xonobod (UTSK), a noroeste de Termez.
“No entanto, durante a escolta, as aeronaves Super Tucano e um MiG-29 colidiram e caíram no distrito de Sherabad, na região de Surkhandarya. Os pilotos dessas aeronaves conseguiram ejetar e pousaram com de paraquedas com ferimentos leves”, informou a procuradoria, desfazendo o comunicado do Ministério da Defesa sobre ter abatido o A-29.
No mesmo dia, 158 cidadãos e militares afegãos entraram ilegalmente no território da região de Termez, no Uzbequistão, através do rio Amu Darya.
O Procurador-Geral do Uzbequistão abriu um processo criminal com base no parágrafo “b” da Parte 2 do Artigo 223 do Código Penal (viagens ilegais ao estrangeiro ou entrada ilegal na República do Uzbequistão por conspiração prévia por um grupo de pessoas). Uma investigação está em andamento. Os pilotos afegão e do Uzbequistão foram levados ao hospital em Termez e passam bem.
O inventário da Força Aérea do Afeganistão listava que 14 A-29B haviam sido entregues ao Strike Squadron que tinha duas esquadrilhas, um em Mazar-iSharig e outra em Kandahar. Um A-29 foi perdido em 9 de julho de 2020, restando 13 aeronaves. Não se sabe quantos foram levados para o Uzbequistão, mas estima-se que 12 e, que, apenas um tenha ficado retido em Mazar-i-Sharif, aparecendo nas fotos com os milicianos do Talibã.
@CAS
Fonte: https://www.gazeta.uz