USAF transformará os seus reabastecedores em “Data Tankers”. A USAF e a Northrop Grumman estão trabalhando para permitir que as aeronaves de reabastecimento em voo, coletem e transmitam dados através de links de dados de alta capacidade e, por meio de processadores de alta velocidade, compartilhem as informações com os combatentes em campo.
Esse esforço em transformar os reabastecedores em “Data Tankers”, é parte de uma iniciativa mais ampla do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), conhecida como Joint All Domain Command and Control (JADC2). O objetivo é conectar e integrar sensores, câmeras e plataformas em todos os domínios e unidades das forças armadas, para aumentar a confiabilidade e velocidade no compartilhamento de informações e nas tomadas de decisões.
O KC-135 Stratotanker, por exemplo, atualmente carrega os sistemas rede de comunicações da Northrop Grumman para fornecer recursos de datalink abertos e seguros para combatentes que, de outra forma, não teriam acesso as comunicações para trocar dados de missão com outras unidades.
No início deste ano, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) conduziu um exercício de defesa aérea no Ártico envolvendo as capacidades da rede de comunicações da Northrop Grumman nas aeronaves KC-135 e KC-46 Pégasus. Esses gateway de comunicação foram desenvolvidos para oferecer aos soldados, uma extensão de rede além da linha de visão, permitindo acessos ao Multifunctional Information Distribution System, Situation Awareness Data Link e outras redes comunicações táticas. Isso produziu uma consciência situacional integrada da localização das tropas amigas e das ameaças potenciais. O exercício demonstrou a capacidade dos sistemas de rede da Northrop Grumman para fornecer recursos de link de dados avançados, integrando facilmente redes de comunicações táticas de várias plataformas do DoD.
Atualmente a empresa trabalha para reduzir o tamanho, o peso e o consumo de energia dos equipamentos que compõem o gateway embarcado, para que possam ser rapidamente instalados e acessados. Os sistemas serão capazes de transmitir dados e voz, entre várias redes, e incluem segurança cibernética em vários níveis e funções, como computação em nuvem, inteligência artificial, além da integração de softwares de terceiros.
Muitas vezes as informações são enviadas por usuários cuja rede está degradada (local de baixa conectividade). O gateway embarcado no Data Tanker poderá reduzir vulnerabilidades e atrasos, realizando o processamento dos dados com segurança, acelerando a velocidade da tomada de decisão e superando a falta de largura de banda e conectividade existentes atualmente. As soluções da Northrop Grumman incluem sobrevivência cibernética embutida na codificação de links de dados, software e hardware projetados para manter o sistema seguro e protegê-lo de ataques.
Uma rede aprimorada e segura permitirá um fluxo de informações mais rápido e flexível entre os Data Tankers e outras plataformas de combate. Esse fluxo fornecerá correspondência de informações e superioridade de decisão, direcionando os dados certos, para o operador certo, no momento certo. Os Data Tankers serão um componente importante para apoiar o domínio de decisões e conformidade de informações.
@FFO