USAF realiza tour mundial de despedida do KC-10A Extender. Um KC-10A Extender da USAF está realizado um tour mundial muito especial. O voo do trijato celebra a despedida do clássico avião-tanque da frota operacional do Comando de Mobilidade Aérea (AMC), depois de mais de quatro décadas de intensos serviços prestados.
O KC-10A escalado para o voo especial foi o USAF 84-0191, operado em conjunto pela 60ª Ala de Mobilidade Aérea (60th AMW) e 349ª Ala de Mobilidade Aérea (349th AMW), ambas sediadas na Base Aérea de Travis, na Califórnia.
O #40191, com a pintura bastante desgastada, já foi visto na Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam, no Havaí; Andersen AFB, em Guam; Christchurch, na Nova Zelândia; Sidney, na Austrália; Souda, na Grécia; e na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.
Com uma frota original de 60 aeronaves recebidas a partir de 1981, atualmente poucos KC-10A Extender ainda estão em serviço nas duas Alas de Aviação de Travis AFB. A desativação oficial começou em 13 de julho de 2020, quando o primeiro KC-10A – matrícula 86-0036 – foi enviado para o “Cemitério” (“Boneyard”) do 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial (309th AMARG) na Base Aérea Davis-Monthan, perto de Tucson, Arizona (saiba mais).
Logo esse ícone da aviação mundial, baseado na versão civil do McDonnell Douglas DC-10-30, sairá definitivamente de cena. Suas funções foram absorvidas pelos clássicos KC-135R Stratotankers e pelos modernos – e problemáticos – Boeing KC-46A Pegasus.
A retirada do último KC-10A deverá ocorrer no meio deste ano, e é esperado que pelo menos uma aeronave seja enviada para o Museu de Aviação mantido pela Base Aérea de Travis.
@FFO