• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF aposenta o primeiro KC-10A

18 de julho de 2020

A KC-10 Extender refuels an F-22 Raptor during Exercise Razor Talon Feb. 7, 2013, at Seymour Johnson Air Force Base, N.C. Razor Talon is an Atlantic Coast monthly large force exercise and joint-unit training opportunity to employ cutting edge operational concepts such as Air-Sea battle and maritime air support. The KC-10 is assigned to the 305th Air Mobility Wing, McGuire Air Force Base, N.J. and the F-22 is assigned to Langley AFB, Va. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Andy M. Kin)

A KC-10 Extender AF 86-0036 da 305th Air Mobility Wing reabastece um F-22 Raptor durante o exercício Razor Talon ao largo da costa leste americana em 7 de fevereiro de 2013. AF 86-0036 é o primeiro KC-10A aposentado pela USAF (Foto:USAF/Staff Sgt. Andy M. Kin).

No último dia 13 de julho de 2020 ocorreu a cerimônia de retirada de serviço do primeiro McDonnell Douglas KC-10A Extender da frota da USAF. A aeronave oriunda da 305th Air Mobility Wing, baseada na Joint Base McGuire-Dix-Lakehurst, de Nova Jersey, foi recebida com jatos d´agua (water salute) dos bombeiros na 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG) em Davis AFB, Montana.

O AMARG é a unidade conhecida como “The Boneyard” (O Cemitério), sendo responsável por armazenar mais de quatro mil aeronaves militares retiradas de serviço das mais diversas forças armadas dos Estados Unidos.

Baseado no clássico trijato comercial McDonnell Douglas DC-10, o KC-10 Extender cumpre missões de transporte de tropas, cargas e reabastecimento em voo. Entrou em serviço na USAF em março de 1981 e, desde então, participou de todas as mais importantes operações militares conduzidas pelas forças armadas americanas. Ao todo a USAF recebeu 60 unidades do KC-10A.

O KC-10 Extender (86-0036) recebe o tradicional “water salute” dos bombeiros na despedida para o seu último voo na McGuire-Dix-Lakehurst AFB no dia 13 de julho deste ano (Foto: USAF).

O primeiro KC-10A retirado de serviço é o AF 86-0036, que estava há 33 anos em serviço, e que agora, servirá como fonte de peças de reposição para o restante da frota, que atualmente conta com 58 aeronaves no inventário. A previsão da USAF é retirar de serviço mais dois KC-10 ainda neste ano.

O Lt. Col. Mike Pillion, piloto de KC-10 da reserva da USAF, lotado no 514th Air Mobility Wing, visto no dia 13 de julho na Base conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, posa à frente do KC-10 AF 86-0036. Ele comandou o ferry flight do para o AMARG do primeiro Extender desativado pela USAF (Foto: USAF).

Ainda não há uma data definida para a aposentadoria do último KC-10, mas o certo é que eles estão cedendo espaço para o novo vetor de reabastecimento em voo da USAF, o Boeing KC-46 Pegasus (versão militar do Boeing 767), que ocupará gradualmente o espaço deixado pelo trijato.

Fim de linha! O KC-10 86-0036 do 305th Air Mobility Wing chega a Davis-Monthan AFB no Arizona em 13 de julho para ser estocado no 309th AMARG (Foto: USAF).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login