USAF participa do Arctic Challenge Exercise 2021 na Suécia. A USAF enviou um contingente com mais de 300 militares e caças F-16 Fighting Falcon, da 52nd Fighter Wing, sediados na Base Aérea de Spangdahlem, Alemanha, para a Suécia, onde participam do exercício multinacional Arctic Challenge Exercise 2021 (ACE21).
Realizado desde 2013, o Arctic Challenge é um exercício bianual organizado pelas forças aéreas da Suécia, Noruega e Finlândia. Ele faz parte do acordo trilateral de Cross Border Training (CBT), assinado em 2009.
A edição 2021 ocorre entre os dias 02 e 18 de junho, e reunirá mais 70 aeronaves e três mil militares da Suécia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Holanda, EUA e Reino Unido. As principais sedes serão as bases aéreas de Luleå-Kallax, na Suécia; Rovaniemi, na Finlândia; Bodø e Ørland, na Noruega. As operações serão apoiadas por aeronaves Boeing E-3 AWACS de controle e alerta da OTAN, bem como unidades de defesa terrestre.
“O objetivo do Arctic Challenge é estabelecer uma boa integração com nossos aliados nórdicos e da OTAN. Nosso objetivo é que os pilotos do 52th FW tenham experiência em diferentes missões com envolvimento em maior escala”, disse o Capitão Scott Pippen, piloto de caça do 480th Fighter Squadron e chefe da equipe ACE21.
O exercício inclui treinamentos de operações combinadas e de defesa aérea, ataque ar-solo, apoio aéreo aproximado, contra defensiva aérea e supressão das defesas aéreas inimigas, entre outras.
Os Estados Unidos tem aumentando a sua atenção para o Ártico, à medida que a região cresce em importância estratégica. As grandes distâncias e os desafios para os deslocamentos terrestres, tornam indispensáveis as capacidades aéreas e espaciais para construir e projetar poder e dissuasão na região. Por estas e outras razões, o Departamento da Força Aérea é a organização militar americana mais ativa no Ártico.
@FFO