USAF lança nova renderização artística do futuro B-21 Raider. A USAF divulgou uma nova imagem artística mostrando o futuro bombardeiro stealth Northrop Grumman B-21 Raider, em um cenário com a Base Aérea de Edwards, Califórnia, como pano de fundo.
A nova renderização destaca o B-21 Raider voando sobre Edwards AFB, onde está sediado o 420th Flight Test Squadron, unidade que será responsável pelo recebimento da nova aeronave, gerenciar e planejar testes estáticos e em voo, divulgar os dados coletados do futuro vetor stealth da USAF.
O programa B-21 está na fase de Desenvolvimento de Engenharia e Produção, onde estão sendo dimensionados e projetados os processos de infraestrutura e capacidade de fabricação em toda a base da cadeia industrial, preparando o uma linha de produção inicial reduzida (low rate). Uma revisão do projeto conduzida em 2018 concluiu que a aeronave tem um projeto maduro e estável.
Projetado para realizar missões convencionais e nucleares de longo alcance e operações em ambientes degradados e hostis, o B-21 será um importante componente da tríade nuclear.
“A modernização nuclear é uma prioridade para o Departamento de Defesa e para a Força Aérea, e o B-21 é a peça chave para esse plano. O recurso de arquitetura de sistemas abertos integrado no B-21, o torna um bombardeiro eficaz à medida que o ambiente de ameaça evolui. Essa abordagem de aeronave coloca a nossa nação no caminho certo para garantir a capacidade de poder aéreo duradouro”, disse Randall Walden, Diretor Air Force Rapid Capabilities Office.
A USAF planeja substituir gradativamente os atuais bombardeiros Rockwell B-1B Lancer e Northrop Grumman B-2 Spirit, padronizando a frota em dois bombardeiros, o B-21 Raider e o B-52 Stratocruiser modernizado. A primeira unidade operacional B-21 será a 28th Bomb Wing, de Ellsworth AFB, Dakota do Sul, que deverá receber a primeira unidade do futuro bombardeiro em meados da década de 2020.
Fonte: USAF