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USAF estuda transformar o treinador T-7A em um caça leve F-7A

9 de novembro de 2023
USAF estuda transformar o treinador T-7A em um caça leve F-7A. Foto: Boeing.
USAF estuda transformar o treinador T-7A em um caça leve F-7A. Foto: Boeing.

USAF estuda transformar o treinador T-7A em um caça leve F-7A. Apesar de não ter conversado com a Boeing sobre o desenvolvimento de uma aeronave de ataque leve armada baseada no T-7A Red Hawk, fontes da USAF revelaram que ela está interessada em tal conceito. Um eventual F-7A poderia substituir os F-16 mais antigos.

Segundo a USAF, um pedido de informação (RFI) será preparado para delinear os requisitos necessários para a indústria. A informação foi passada na Conferência Internacional de Caças em Madrid.

A USAF “não conversou” com a Boeing e nem com a Saab ainda sobre o desenvolvimento da aeronave. A decisão de avançar com uma RFI significa que a USAF deseja incluir as opiniões de outros contratantes capazes de prover a integração de armas e tecnologias adicionais. O T-7 foi construído com uma arquitetura aberta, que permite esse desenvolvimento e à colaboração da indústria. O T-7 poderia seguir os passos o KAI T-50, que também tem sua versão de ataque, o FA-50.

Uma frota de F-7 poderia auxiliar a USAF a manter uma estrutura de caças cada vez menor. Embora não seja tão avançado quanto um F-35, um F-7 forneceria conceitualmente a mesma capacidade que um caça de 4ª geração.

Em comunicado, um porta-voz da Boeing disse: “Sempre imaginamos crescimento para a aeronave T-7 e acreditamos ser um excelente candidato para desempenhar muitas funções no futuro, mas agora estamos focados em entregar o T-7A Red Hawk para a USAF o mais rápido e seguro possível”.

Questões de desenvolvimento relacionadas ao assento ejetável do T-7 forçaram um atraso de mais de dois anos no programa, embora a Força Aérea tenha declarado que nenhuma mudança significativa adicional deve ser feita pela Boeing antes que uma decisão de produção de baixa taxa do Milestone C seja tomada em 2025. O fabricante perdeu mais de US$ 1,1 bilhão no difícil esforço, que cobre a entrega de 351 aeronaves, 46 sistemas de treinamento em terra e equipamentos relacionados.

A primeira de cinco aeronaves T-7A de Engenharia, Fabricação e Desenvolvimento (EMD) foi aceita pela USAF em setembro. O treinador foi originalmente projetado para suceder o T-38C Talon.

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