A Câmara dos Senadores do Uruguai aprovou o ingresso no país de um Lockheed HC-130J Hércules da USAF com 25 militares. Com a presença do Ministro da Defesa, Sr. Javier Garcia, a sessão de votação foi composta por um quórum de 26 senadores, que aprovaram por unanimidade a visita dos militares americanos. O motivo da missão é a realização de treinamentos SAR (Busca e Salvamento) em conjunto com as forças armadas do Uruguai.
A previsão é que a aeronave americana esteja no Uruguai entre 13 e 21 de março, porém a programação está em aberto, devido às possíveis restrições sanitárias que poderão ser impostas pelo Covid-19. Em caso de adiamento, foi aprovada uma data alternativa para a segunda quinzena de abril.
Um dos motivos para a realização dos treinamentos SAR, foi a aquisição dos novos KC-130H pela Fuerza Aérea Uruguaya (FAU). A chegada do HC-130J da USAF ocorre simultaneamente à estadia de um navio da U.S. Coast Guard, que chegou no Uruguai em janeiro e atua em missões de combate a pesca ilegal.
@FFO