• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Estão em Montevidéu os dois novos KC-130H da FAU

21 de dezembro de 2020
Chegada do KC-130H, TK.10-05/3150 (futuro FAU 594) em Montevidéu no dia 19 de dezembro (Foto: FAU).

Os dois KC-130H Hércules do Ejército del Aire de España (EdA), adquiridos pela Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), chegaram na Base Aérea Nº 1, localizada no Aeroporto Internacional de Montevidéu (SUMU). As aeronaves TK.10-05/3150 (futuro FAU 594) e TK.10-06/3151 (futuro FAU 595), partiram de Zaragoza, Espanha (LEZG) em 17 de dezembro, em voo de translado com escalas e pernoites em Las Palmas, Espanha (GCLP) e Recife/PE (SBRF), chegando na capital uruguaia nos dias 19 e 21 de dezembro, respectivamente.

O primeiro a chegar no Uruguai foi o TK.10-05/3150 (c/n 4642), que pousou no início da noite de sábado (19/12) após cumprir o voo de traslado “AME 3140” procedente do Recife. A aeronave foi recebida pelo Ministro da Defesa Nacional, Sr. Javier García, entre outras autoridades e militares, que aplicaram na cerimônia a insígnia do Escuadron Aéreo Nº 3 Transporte, da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), unidade que irá operar a nova aeronave.

Futuro FAU 594 com a insígna do Escuadron 3 de Transporte da FAU (Foto: FAU),

Na madrugada desta segunda-feira (21/12), o segundo KC-130H, matrícula TK.10-06/3151 (c/n 4648), pousou em Montevidéu, cumprindo o voo de traslado AME 3142, procedente da capital pernambucana. A aeronave chegou a decolar do Recife com destino à Montevidéu no sábado (19), porém retornou minutos após, devido à uma falha técnica. O traslado aconteceu com mais de 24 horas de atraso, após uma equipe técnica espanhola resolver a pane.

Foto oficial em frente ao KC-130H, TK.10-06/3151 (futuro FAU 595), após a chegada em Montevidéu na madrugada desta segunda-feira (Foto: FAU).

Os dois KC-130H adquiridos pelo Uruguai foram fabricados em 1976, e passaram por uma modernização em seus principais sistemas no ano 2000, quando receberam uma cabine com glass cockpit, aviônicos modernos, entre outras atualizações. O Ministério Nacional de Defensa do Uruguai estima que estas aeronaves têm uma vida útil de 38.000 horas de voo, e as duas unidades adquiridas estão com aproximadamente 17.000 horas cada. Como os Hércules uruguaios voam cerca de 500 horas por ano, a expectativa é que a vida operacional dessas aeronaves superem os 35 anos.

Fotos da passagem dos novos KC-130H da FAU em sua escala em Recife/SBRF (Foto: Genival Gonzaga).

Lembrando que a FAU possui dois C-130B operacionais (FAU 591 e FAU 592), fabricados no início dos anos 1960, e recebidos pelo Uruguai em 1992. Estas aeronaves serão desativadas com a chegada dos novos KC-130H

Cockpit do futuro FAU 594 (Foto: MDN).
Vídeo com a recepção do primeiro KC-130H na capital uruguaia

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login