USAF desativou o décimo E-3 Sentry. A USAF desativou recentemente o décimo Boeing E-3 Sentry, avançando no processo de aposentadoria dessas envelhecidas plataformas de Alerta Antecipado e Controle (AWACS). A aeronave foi enviada para o 309º Grupo Aeronáutico de Manutenção e Regeneração (309th AMARG) de Tucson, no Arizona, também conhecido como “Boneyard” (cemitério).
De acordo com as imagens publicadas na conta oficial da Base Aérea da USAF de Tinker, em Oklahoma, a aeronave desativada foi a 80-0139, operada pela 552ª Ala de Controle Aéreo (552nd ACW). Fabricado no início dos anos 1980, este Sentry não passou pelo processo de troca e modernização dos motores para o padrão CFM, sendo ainda equipado com os quatro obsoletos Pratt & Whitney TF33.
Os planos da USAF para aposentar parte da sua frota de E-3 Sentry não são recentes. No início deste ano foi confirmado que, devido a problemas de manutenção e de suporte logístico, 13 dessas envelhecidas plataformas AWACS teriam o seu processo de aposentadoria acelerado.
Esta medida visa concentrar esforços e recursos na manutenção de uma frota menor, ao mesmo tempo em que avança o processo de substituição pelos novos E-7 Wedgtail, em um processo que está em pleno desenvolvimento em conjunto com a Boeing.
@FFO