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USAF dá início a operação Deep Freeze 2021-2022

14 de outubro de 2021
USAF dá início a operação Deep Freeze 2021-2022 (Foto: 109th AW).

USAF dá início a operação Deep Freeze 2021-2022. A 109th Airlift Wing (109th AW) da Guarda Aérea Nacional de Nova York (NYANG), está iniciando a operação “Deep Freeze 2021-2022”, em apoio logístico para a Fundação Nacional de Ciência (NSF – National Science Foundation) na Antártida. Neste mês de outubro partirão 184 militares em três LC-130 “Skibirds” para o “Continente Branco”.

A 109th AW opera com a maior maior aeronave do mundo equipada com esquis, e desempenha um papel fundamental no apoio à pesquisa científica climática e outras atividades dos EUA conduzidas na Antártica.

Entre dezembro e fevereiro, os LC-130 estarão operando a partir da pista congelada do Aeródromo de McMurdo, que serve a Estação da National Science Foundation, na Península de Ross, na Antártica. Normalmente são realizados voos em todo o continente transportando pessoas e suprimentos.

O deslocamento do “Deep Freeze 2021-2022” foi antecipado para outubro, por conta das restrições do COVID-19, que exigirão quarentenas e paradas mais longas do que o normal ao longo da rota entre a Base Aérea da Guarda Nacional de Stratton, Schenectady, Nova York, e a cidade de Christchuch, na Nova Zelândia. Durante toda a viagem, os militares serão repetidamente testados para garantir que não contraíram o vírus COVID-19. Uma aeronave já partiu de Stratton, e os outros dois devem decolar em 15 de outubro.

“Cumprimos os protocolos COVID-19 da nação anfitriã enquanto estamos na Nova Zelândia e haverá protocolos adicionais que pertencem a McMurdo, como parte do processo da Operação Deep Freeze”, explicou o Major Shay Price, Oficial de Operações Antárticas da 109th AW.

A missão principal da 109th AW para a temporada 2021-2022 será principalmente apoio logístico para o reabastecimento das estações científicas na região da Antártica Ocidental, no campo de campo Siple Dome e na Estação Pólo Sul Amundson-Scott. Os campos remotos servem como centros de apoio aéreo de reabastecimento para viagens por todo o continente, bem como pesquisas científicas na Antártica Ocidental. A Estação do Pólo Sul Amundsen-Scott é uma instalação de pesquisa da National Science Foundation localizada no Pólo Sul geográfico. No final da temporada, estão previstas missões intercontinentais entre Christchurch, Nova Zelândia e a Estação McMurdo.

“Até o final de janeiro, ficaremos no continente e voaremos em missões continentais. Este período é o que normalmente chamamos de ‘wheeled gap’” , disse Price.

O “wheeled gap” é o período climático em que os Skibirds não terão condições de utilizar os trens de pouso com rodas para pousos e decolagens, operando exclusivamente com esquis.

Em uma temporada típica da Antártica, que vai de outubro a março, normalmente há o revezamento de militares, mas este ano, os mesmos 184 militares permanecerão no local durante o período todo. Na temporada passada (2020-2021), os LC-130 ficaram baseados na Nova Zelândia, e voaram a quantidade mínima de missões necessária para o reabastecimento das Estações. Essas alterações foram necessárias para controlar a disseminação do COVID-19.

Durante a Deep Freeze passada, a 109th Airlift Wing realizou três missões de evacuação médica, transportaram 148 pesquisadores e equipes de apoio e entregaram 63.000 libras de carga para estações de pesquisa no continente. Os LC-130 da USAF fazem parte do apoio militar ao Programa Antártico dos EUA, sendo as únicas aeronaves deste porte a operar com esquis.

Fonte: 109th Airlift Wing

@FFO

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