USAF completa primeira missão Antártida da temporada 2021-2022. Um Boeing C-17A Globemaster III da USAF completou com sucesso o primeiro voo de suporte de inverno para a Estação Antártida Americana de McMurdo. Esta primeira missão, chamada WinFly, faz parte da temporada 2021-2022 da Operação Deep Freeze (ODF).
O C-17A, tail number AF 08-8194 (c/n 50217/F216/P194), pertencente ao 62nd Airlift Wing, da Base Conjunta Lewis-McChord, Washington, transportou para McMurdo aproximadamente 100 pessoas e cerca de 22 toneladas de carga. Conforme o The Antarctic Report, o WinFly aconteceu no último dia 13 de agosto, e o pouso na pista congelada de Phoenix Airfield, aconteceu sob uma temperatura de -34ºC.
Provida pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD), a Operação Deep Freeze é o resultado de uma Força-Tarefa Conjunta entre as Forças Armadas Americanas (JTF-SFA), em apoio ao National Science Foundation (NSF), que administra o Programa Antártico dos Estados Unidos (USAP).
“A temporada 2021-2022 da ODF é mais uma oportunidade de demonstrar nossa dedicação militar, engenhosidade e trabalho em apoio à missão na Antártica dos Estados Unidos. Tomamos todas as medidas apropriadas para prevenir o COVID-19, [e] ainda fomos capazes de fornecer transporte e logística para o Programa Antártico Americano e a Fundação Nacional de Ciência”, disse o Tenente-Coronel Matthew Johnson, Vice-Comandante em Exercício da JTF-SFA.
A JTF-SFA coordena transporte aéreo estratégico e suporte tático para evacuação aeromédica aérea, resposta à pedidos de busca e resgate, transporte marítimo, acesso ao porto marítimo, logística de abastecimento de combustível, manuseio de carga portuária e requisitos de transporte para as missões da National Science Foundation.
Esta temporada da Operação Deep Freeze ocorrerá entre 01 de agosto e 31 de julho de 2022, o que permitirá que as equipes de pesquisa da NSF, e entidades parceiras, realizem o seu trabalho de forma mais segura e dentro do cronograma previsto.
@FFO