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USAF com Air Force One “interino”

1 de maio de 2025
USAF com Air Force One "interino". Em fevereiro deste ano o presidente Donald Trump conheceu o 747-8i VVIP ex-Catar estacionado na Flórida (Foto: Reuters/Kevin).
USAF com Air Force One “interino”. Em fevereiro deste ano o presidente Donald Trump conheceu o 747-8i VVIP ex-Catar estacionado na Flórida (Foto: Reuters/Kevin).

USAF com Air Force One “interino”. O governo dos EUA contratou a empresa de defesa L3Harris Technologies para converter em “Air Force One interino”, um luxuoso Boeing 747-8i VVIP, anteriormente usado pelo governo do Catar. A informação foi divulgada hoje (1º/05) pelo Wall Street Journal (WSJ).

Frustrado com os atrasos da Boeing no projeto de conversão dos dois Boeing 747-8i em VC-25B como Air Force One, o presidente Donald Trump determinou que deseja um novo avião presidencial operacional ainda neste ano, de acordo com a reportagem do WSJ, ouvindo fontes familiarizadas com o assunto.

Esta aeronave interina é o Boeing 747-8i VVIP, matrícula P4-HBJ (c/n 37075), fabricado em 2012 e que foi utilizado pelo governo do Catar sob a matrícula A7-HBJ. Em fevereiro deste ano, Trump visitou este jato no Aeroporto Internacional de Palm Beach, situado perto da sua casa de férias na Flórida. Ele passou mais de uma hora a bordo do suntuoso avião para conhecer melhor sua configuração interna.

Para ser utilizado pela USAF com AF1, a L3Harris deverá equipar o jato com sistemas de autoproteção e comunicação segura. Esta pauta é recente e ainda está sendo detalhada pelas agências de notícias. A Reuters procurou a Boeing e a l3Harris, que não responderam aos questionamentos.

Futuro VC-25B (Foto: Boeing).
Futuro VC-25B (Foto: Boeing).

Em 2019, o governo dos Estados Unidos comprou dois Boeing 747-8 originalmente fabricados para a empresa russa Transaero Airlines, mas que acabaram não sendo entregues devido a falência da companhia aérea. Essas modernas aeronaves estão sendo convertidas em VC-25B e substituirão os atuais Boeing 747-200 da USAF (VC-25A), matrículas 28000 e 29000, que desde 1990 transportam os presidentes dos Estados Unidos pelo mundo.

O custo original da conversão dos aviões foi fechado em US$ 4 bilhões, entretanto, a Boeing afirma que já acumulou mais de US$ 2 bilhões em prejuízos com os dois VC-25B, principalmente devido a problemas na cadeia de suprimentos, altos custos e a complexidade do projeto. A reportagem do WSJ disse que a Casa Branca considera processar a Boeing pelos atrasos.

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