An E-8C Joint STARS aircraft taxis prior to its final departure at Robins Air Force Base, Georgia, Feb. 11, 2022. The primary mission of Joint STARS is to provide theater ground and air commanders with ground surveillance to support attack operations and targeting that contributes to the delay, disruption and destruction of enemy forces. (U.S. Air National Guard photo by Tech. Sgt. Jeff Rice)
USAF aposentou o primeiro E-8C JSTARS. O primeiro Boeing-Northrop Grumman E-8C Joint STARS da USAF foi retirado de serviço na última quinta-feira (10/02). Conforme noticiamos, o Comando de Combate Aéreo (ACC) e a Guarda Aérea Nacional (ANG) da Geórgia, haviam recebido o sinal verde para desativar quatro aeronaves neste ano fiscal 2022 (FY22).
O primeiro E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System) aposentado foi o 92-3289, nome de batismo “Rattler, Don’t tread on me”. Fabricado no final de 1967 e entregue em janeiro de 1968 para a companhia aérea australiana Qantas Airways (VH-AEB), o #3289 era o mais antigo E-8C da Base Aérea de Robins, Geórgia, onde chegou para a 93rd Air Control Wing em junho de 1996.
O #3289 era E-8C de pré-produção, e atuou em muitas missões operacionais como a Operação Joint Endeavor, em outubro de 1996; a Operação Allied Force, na Guerra do Kosovo em 1999; além das Operações Enduring Freedom, Iraqi Freedom, Inherent Resolve, além de diversas missões de combate ao tráfico de drogas. Até 11 de setembro de 2021, a frota E-8C havia voado mais de 130.000 horas de missão de combate.
O último voo do clássico jato #3289 foi com destino ao “Boneyard” (“cemitério”) do 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group, da Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona, onde está armazenado há mais de sete anos o JSTARS 90-0175, que foi usado como plataforma de testes da Northrop Grumman.
O E-8C JSTARS é uma avançada plataforma aérea de gerenciamento de combate, comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento. Sua principal missão é fornecer aos comandantes do teatro de operações informações para apoiar as operações de ataque e seleção de alvos, que possam contribuam para retardar, interromper e destruir as forças inimigas. As informações obtidas pelo E-8C são retransmitidas em tempo real para as estações terrestres comuns das Forças Armadas dos EUA e para estações terrestres aliadas de C4I (Command, Control, Communications, Computers and Intelligence).
Agora a frota da USAF está baseada em 16 E-8C JSTARS, sendo que outras três deverão ser aposentadas até o final deste ano.
Os pilotos e tripulantes técnicos em serviço ativo no JSTARS serão reaproveitados em quatro novas missões que chegam à Robins AFB. Essas novas missões incluem o Advanced Battle Management System Family of Systems, uma rede de coleta de inteligência em desenvolvimento que permite o compartilhamento em tempo real de informações do campo de batalha entre satélites no espaço, aeronaves militares, forças terrestres e comandantes. As outras três missões incluem um esquadrão E-11 Battlefield Airborne Communication Node, um Spectrum Warfare Group e uma unidade de Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha.
Fonte: 116th ACW