• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

USAF desativará os primeiros quatro E-8C Joint STARS

3 de janeiro de 2022

An E-8C Joint STARS flies over Robins Air Force Base, Ga., during a training mission, March 9, 2018. The 116th Air Control Wing, Georgia Air National Guard, flies the E-8C Joint STARS providing manned joint airborne command and control, intelligence, surveillance, reconnaissance and combat support forces to meet state and national objectives. (U.S. Air National Guard photo by Senior Master Sgt. Roger Parsons)

USAF autoriza desativar os primeiros quatro E-8C Joint STARS (Foto: ANG/Sgt. Roger Parsons).
USAF desativará os primeiros quatro E-8C Joint STARS (Foto: ANG/Sgt. Roger Parsons).

USAF desativará os primeiros quatro E-8C Joint STARS. A USAF deu o “ponta-pé inicial” para começar o processo de desativação das aeronaves Boeing E-8C JSTARS. Em 06 de dezembro, o Comando de Combate Aéreo (ACC) e a Guarda Aérea Nacional (ANG) da Geórgia, receberam a autorização para retirar de serviço no ano fiscal 2022 (FY22), as primeiras quatro aeronaves.

O processo abre caminho para a implementação de quatro novas missões na Base Aérea de Robins, com objetivo de melhor alinhar as estratégias da USAF para combater as ameraças futuras.

De acordo com o comuncado do Comando de Materail da USAF, não há nenhuma previsão de reduzir a mão-de-obra especializadas, atualmente alocada em Robins AFB. Como resultado desse esforço de transformação da missão, os militares da ANG Geórgia serão treinados para assumir a missão em um avançado sistema de Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha.

“Este é um momento empolgante para liderar os homens e mulheres do 116th, já que damos as boas-vindas a novas missões”, disse a Coronel Amy Holbeck, Comandante da 116ª Ala de Controle Aéreo (116th ACW).

Os pilotos e tripulantes técnicos em serviço ativo serão reaproveitados para as novas missões ou farão a transição outras unidades. O pessoal de carreira necessário receberão novas atribuições, para preencher os cargos necessários em apoio às novas missões.

“À medida que fazemos a transição para o futuro, os aviadores do 461th ACW continuarão voando a plataforma E-8C, fornecendo aos comandantes combatentes o comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento de que precisam para tomar decisões em qualquer operação ao redor do globo”, disse a Coronel Michelle Carns, Comandante da 461ª Ala de Controle Aéreo.

A transição para as novas atribuições depende da conclusão de um planejamento ambiental adequado, que se estima ser finalizado no início do ano fiscal 2023 (AF23) – Fonte: USAF.

Notas RFA:

1) Atualmente a USAF possui 17 Boeing E-8C JSTARS (Joint Surveillance Target Attack Radar System) em operação, todos baseados no 128th Airborne Command and Control Squadron, em Robins AFB, Geórgia.

2) O E-8C JSTARS é uma avançada plataforma aérea de gerenciamento de combate, comando e controle, inteligência, vigilância e reconhecimento. Sua principal missão é fornecer aos comandantes do teatro de operações informações para apoiar as operações de ataque e seleção de alvos, que possam contribuam para retardar, interromper e destruir as forças inimigas. As informações obtidas pelo E-8C são retransmitidas em tempo real para as estações terrestres comuns das Forças Armadas dos EUA e para estações terrestres aliadas de C4I (Command, Control, Communications, Computers and Intelligence).

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login