US Navy realiza segundo teste real do míssil AARGM-ER. A Marinha dos Estados Unidos (USN – US Navy) completou com sucesso o segundo lançamento real do míssil guiado antirradiação avançado AARGM-ER (Advanced Anti-Radiation Guided Missile – Extended Range). O voo de teste foi realizado por um F/A-18 Super Hornet em 21 de janeiro, na costa do Point Mugu Sea Test Range, do US Naval Air Warfare Center Weapons Division (NAWCWD), no sul da Califórnia, EUA.
Após o lançamento-teste, o míssil realizou um perfil de voo de longo alcance, engajando um alvo emissor baseado em terra posicionado na faixa NAWCWD na Ilha de San Nicolas, aproximadamente 105 km (56 nm) ao sul de Point Mugu. “Este segundo teste de voo verificou a capacidade do AARGM-ER de detectar, identificar, localizar e engajar um sistema de radar de defesa aérea baseado em terra a grande distância”, disse o Capitão de Marinha AC Dutko, Comandante do Programa PMA-242.
“Através dos esforços excepcionais de nossa equipe de governo e da indústria, estamos um passo mais perto de fornecer a capacidade mais avançada de supressão dos sistemas de defesa aérea adversários, sem colocar nossos combatentes em perigo”, completou o Capitão AC Dutko.
Desenvolvido e produzido pela Northrop Grumman, o AARGM-ER é uma versão aprimorada do atual míssil AARGM, equipado com um novo motor de foguete de combustível sólido, ogiva avançada e novos sensores embarcados. O primeiro teste de lançamento real foi realizado em julho de 2021.
Inicialmente o AARGM-ER será integrado no F/A-18E/F e EA-18G, e futuramente aos F-35 Lightning II. A Northrop Grumman espera alcançar a capacidade operacional inicial (IOC) do programa AARGM-ER em 2023.
@FFO