No último dia 21 de novembro a FAB fechou definitivamente um ciclo, depois de mais de 15 anos da entrega da primeira aeronave F-5 modernizada – o FAB 4856 em 20 de setembro de 2005. Neste dia o FAB 4810 chegou a sua nova casa, a Ala 3 em Canoas para compor a linha de voo do 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa. Ou seja, o “14” que recebeu o primeiro Mike da FAB, também recebeu o último. O F-5FM FAB 4810 fez a rota Guarulhos – Canoas com call sing “Pampa 09” pousando na pista 13 da Ala 3 às 16:49Z.
Aeronave recém-modernizada foi entregue oficialmente em 15 de outubro em cerimônia oficial na planta de Gavião Peixoto/SP, como último F-5 modernizado. Porém, antes de ser enviado para Canoas, o 4810 passou por um processo final de recebimento, feito por militares da Subdivisão de Controle do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) que cumpriram inspeções visuais e ensaios de solo, cuja finalidade foi a verificação do correto funcionamento dos sistemas embarcados no ensaio de pista. Posteriormente, a aeronave foi liberada para o voo que foi realizado por um piloto de teste e dois engenheiros do Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo (IPEV).
Por ocasião dos ensaios de voo, o piloto de teste Major Aviador Thiago Scavacin e os engenheiros Major Alan Fonseca Uehara e o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago foram os responsáveis pelo cumprimento de cinco voos de experiência. A atividade demandou o acompanhamento dos inspetores do PAMA-SP para execução dos testes previstos em manual que validam a segurança e aeronavegabilidade da aeronave.
Com a finalização dos ensaios previstos, o processo de recebimento foi concluído e o translado terrestre foi realizado sob a responsabilidade do PAMA-SP até a Base Aérea de São Paulo (BASP). Já no dia 21 de novembro, a aeronave decolou rumo a ALA 3.
“Com a entrega da última aeronave modernizada, toda a frota de F-5 do Brasil passou a contar com aviônicos e armamentos de última geração. Essa tecnologia avançada, associada a uma plataforma aérea confiável e de alta performance, possibilitará uma maior eficiência na missão de defesa do espaço aéreo brasileiro, garantindo a soberania nos céus do Brasil”, destacou o Tenente-Coronel Reis.
O Chefe da Divisão Técnica do PAMA SP, Tenente-Coronel Aviador José Rodrigo Zanin, destacou o grande desafio para o Parque de Material Aeronáutico durante todo esse processo em fornecer o suporte adequado e oportuno de pessoal técnico e material à linha de modernização na Embraer. “A parceria foi muito importante para estreitar o relacionamento entre Embraer e FAB, assim como no fortalecimento das relações entre a empresa e os militares do PAMA SP”, disse.
O Diretor do PAMA SP, Coronel Aviador Marcos Dias Marschall, ressaltou a atuação do Parque no processo de modernização. “A entrega do último F-5 modernizado representa mais um passo no ciclo de vida da aeronave. A padronização dos sistemas embarcados eleva a capacidade operacional da Força Aérea e reduz os custos de manutenção”, finalizou. No total foram modernizadas 49 aeronaves que hoje integram os diversos Esquadrões da FAB.
A última célula é o F-5FM FAB 4810, pertencente ao terceiro lote, adquirido pela FAB em 2008 da Royal Jordanian Air Force (RJAF), onde era matriculado RJAF 951 (c/n W -1011) e tinha matrícula original USAF 75-0736. Recebido em 2009, ele nunca operou pela FAB como F-5F, sendo preparado a modernização pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).Enviado em 2012, junto com os demais F-5F FAB 4811e 4812, para GPX por via terrestre para ser modernizado. Foi visto pronto no final de 2018 e desde então aguarda a aceitação por parte da FAB e a efetiva entrega. Hoje a FAB possui cinco F-5FM.
@CAS