• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

FAB recebe o último Mike

15 de outubro de 2020
Cerimônia de entregado o F-5FM FAB 4810 em GPX (Foto: Embraer).

Depois de mais de 15 anos da entrega do primeiro F-5 modernizado – F-5EM FAB 4856 dia 20 de setembro de 2005 em Canoas, a Embraer finalmente concluiu o entrega da 49a e última unidade. A cerimônia foi realizada hoje – 15 de outubro, na planta da empresa em Gavião Peixoto/SP encerrando um ciclo importante da indústria brasileira.

A Embraer foi responsável pela atualização de 49 dos 73 F-5E/F adquiridos pela FAB. modernização começou de fato em fevereiro em 2001, com o envio de um F-5E (4874) e um F-5F (4808), para servirem de protótipos.

F-5FM 4810 em GPX. Breve estará em Canoas! (Foto: Embraer).

O Mike trouxe novos sistemas eletrônicos, displays multifuncionais da Elbit/AEL Sistemas, contra-medidas eletrônicas, sistemas de autoproteção (Chaff/Flare/RWR), novo radar multímodo (Leonardo Grifo F), capacete integrado com mira (HMD Dash 4) e a capacidade de empregar armamentos modernos – como mísseis Rafael Python 4 e Derby (BVR).

O F-5M revolucionou diversos conceitos operacionais da Força Aérea Brasileira, introduzindo a aviônica digital e a arena de combate BVR (Beyond-Visual-Range), literalmente trazendo a caça para o século XXI.

Batismo de Boa Sorte ao mais novo F-5FM da FAB (Foto: Embraer).

A última célula é o F-5FM FAB 4810, pertencente ao terceiro lote, adquirido pela FAB em 2008 da Royal Jordanian Air Force (RJAF), onde era matriculado RJAF 951 (c/n W -1011) e tinha matrícula original USAF 75-0736. Recebido em 2009, ele nunca operou pela FAB como F-5F, sendo preparado a modernização pelo Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP).Enviado em 2012, junto com os demais F-5F FAB 4811e 4812, para GPX por via terrestre para ser modernizado. Foi visto pronto no final de 2018 e desde então aguarda a aceitação por parte da FAB e a efetiva entrega.

O irmão do 4810, o F-5FM 4812 também é ex-RJAF e foi modernizado pela Embraer (Foto: Leandro Casella).

No próxima semana o 4810 deve deixar GPX rumo a Ala 3 – Base Aérea de Canoas, onde será incorporado ao 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa. Curiosamente o primeiro F-5M e o último foram entregues a unidade de Canoas. Antes de vir para Canoas, no entanto, o mais novo F-5FM brasileiro ainda deve passar por dois voos de aceitação, feitos por pilotos do Instituto de Pesquisa e Ensaio em Voo (IPEV) nos próximos dias.

Vídeo by Embraer.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login